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A disciplina de Estudos de Ciências da Natureza do Curso Normal e a construção de práticas de ensino de ciências comprometidas com a formação integral

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Title: A disciplina de Estudos de Ciências da Natureza do Curso Normal e a construção de práticas de ensino de ciências comprometidas com a formação integral
Author: Dullius, Simone Rosanelli
Abstract: A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, junto à linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e articulada com o Macroprojeto “Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT”, e foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação Básica Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, da Rede Municipal de Porto Alegre, a qual se constitui como um importante espaço de formação profissional em nível médio, na modalidade subsequente, na comunidade na qual está inserida. O objetivo foi investigar como a disciplina de Estudos de Ciências da Natureza do Curso Normal pode contribuir para construção de práticas de ensino de ciências comprometidas com a formação integral para as normalistas da referida instituição. A metodologia caracteriza-se qualitativa quanto à natureza, aplicada quanto à sua finalidade e exploratória quanto aos objetivos. Já em relação aos procedimentos técnicos, a pesquisa adotou a realização de um teste de nível de alfabetização científica simplificado, a aplicação de questionário, a realização de entrevistas semiestruturadas e a Análise Textual Discursiva dos dados, através da qual desvelaram-se as categorias que emergiram, apresentando quem são as participantes da pesquisa, quais suas motivações, memórias e expectativas. A Educação Infantil foi entendida como um elemento aglutinador que perpassa todas as categorias, já que significa a futura atuação profissional das alunas como docentes. A análise de dados da primeira etapa da pesquisa, articulada ao referencial teórico que subsidia o trabalho, permitiu a segunda etapa da pesquisa, que trata da elaboração de um produto educacional, o qual foi aplicado ao longo de quatro meses, junto a três turmas do Curso Normal, tendo sido avaliado pelas alunas e por especialistas da área. O Produto Educacional, do tipo sequência didática, na forma de e-book, intitulado “Práticas de ensino de ciências comprometidas com a formação integral: sequência didática para o Curso Normal”, prevê a alfabetização científica das alunas, por meio de uma formação crítica, humana e integral, permeado pelos princípios da simetria invertida e dos fundamentos da didática das ciências. O produto educacional obteve avaliação positiva, tanto por parte das alunas participantes da pesquisa quanto pelos professores especialistas, o que corrobora a ideia de sua replicabilidade para as próximas turmas da referida formação e de outras instituições de ensino. Conclui-se ser relevante desenvolver a alfabetização científica das alunas do Curso Normal, para que possam, em sua formação profissional de nível médio, de maneira qualificada, como futuras professoras, desenvolver a alfabetização científica nas turmas de Educação Infantil nas quais atuarão, prevendo o estímulo à curiosidade, à reflexão e à criticidade, com vistas à transformação da comunidade, a partir do brincar e da interação.This research is linked to the Professional and Technological Education Graduate Program (ProfEPT), in the Professional Master's Program in Professional and Technological Education, within the research line "Educational Practices in Professional and Technological Education (EPT)", and is connected to the Macroproject "Methodological Approaches and Didactic Resources in Formal and Non-formal Teaching Spaces in EPT", and was developed at Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha Municipal School of Basic Education, part of the Municipal Network of Porto Alegre. The school constitutes an important space for professional education at the secondary level, in the subsequent modality, within its community. The objective was to investigate how the Natural Science Studies discipline in the Post High-School Teaching Program can contribute to the development of Science teaching practices committed to comprehensive education for the students of this institution. Regarding the technical procedures, the research adopted the use of a simplified scientific literacy level test, the application of a questionnaire, the conduct of semi-structured interviews, and the Discursive Textual Analysis of data. Through this analysis, the emerging categories were unveiled, presenting who the research participants are, their motivations, memories, and expectations. Early Childhood Education was understood as a unifying element that permeates all categories, as it signifies the future professional performance of the students as teachers. The data analysis of the first stage of the research, in conjunction with the theoretical framework that supports the work, allowed for the second stage of the research, which deals with the development of an Educational Product, applied over four months to three classes of the Post High-School Teaching Program, and evaluated by the students and experts in the field. The Educational Product, in the form of a didactic sequence, as an e-book titled "Science Teaching Practices Committed to Comprehensive Education: didactic sequence for the Post High-School Teaching Program" aims at the scientific literacy of the students through critical, humane, and comprehensive education, permeated by the principles of inverted symmetry and the foundations of science didactics. The Educational Product received a positive evaluation, both from the participating students in the research and from expert teachers, which supports the idea of its replicability for future groups in the same training program and other educational institutions. It is concluded that developing scientific literacy in students of the Post High-School Teaching Program is relevant so that, in their qualified professional education at the secondary level, as future teachers, they can promote scientific literacy in Early Childhood Education classes, where they will work, by stimulating curiosity, reflection, and critical thinking, with the aim of transforming the community through play and interaction.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/875
Date: 2023


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