dc.contributor.advisor |
Alves, Izandra |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Herzer, André Rafael |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2023-10-16T22:38:51Z |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-10-16T22:38:51Z |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/870 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) propõe-se a trazer dados e reflexões acerca do projeto de remição de pena pela leitura desenvolvido pela Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe) e de como as ações vinculadas a ele afetam os apenados. O projeto em questão leva a leitura ao presídio, um espaço de crise, conforme nomeia a pesquisadora Michèle Petit, com o intuito de remir dias de pena daqueles que participam da proposta. Os dados levantados para essa pesquisa vêm de entrevistas realizadas com a equipe que coordena e executa a ação em duas casas prisionais do Rio Grande do Sul. As informações e impressões colhidas são cruzadas, principalmente, com as teorias de Petit, que aborda a leitura nos espaços de crise, e de Jorge Larrosa, que trata da experiência da leitura como forma de (trans)formação do leitor. Assim, por meio da análise desses dados, constatamos como a leitura e a produção textual se apresentam como alternativas e possibilidades de mudança àqueles que participam do projeto tanto como apenado quanto como mediador, demonstrando que, seja nas primeiras palavras ou no centésimo livro, a leitura carrega em si um poder (trans)formador. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study aims to provide data and reflections on a sentence remission project through reading, which is developed by the Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe), and how the actions linked to it affect the inmates. The project in question takes reading to the prison, a space of crisis, according to the researcher Michèle Petit‟s concept, as a reason to reduce the sentence of the inmates who participate in the proposal. The data used in this investigation comes from interviews with the team that coordinates and promotes the actions in two prisons in Rio Grande do Sul. The information and impressions collected were merged, mainly, with Petit‟s theories, which addresses reading in spaces of crisis, as well as Jorge Larrosa‟s one, which deals with the reading experience as a way of (trans)forming the reader. This study has verified, through the analysis of the collected data, how reading and textual production present themselves as alternatives and possibilities to change those who participate in the project as inmate or as a mediator, demonstrating that either in the first words or in the hundredth book to be read the act of reading carries a (trans)forming power. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Linguagem e línguas |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Prisioneiros - Livros e leitura |
pt_BR |
dc.title |
A remição pela leitura e o processo de (trans)formação dos apenados |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de graduação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2020 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Feliz, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Letras Português e Inglês |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Feliz |
pt_BR |