dc.contributor.advisor |
Becher, Ednei Luís |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lima Neto, Leonardo Pospichil |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2022-12-19T20:42:00Z |
|
dc.date.available |
2022-12-19T20:42:00Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/762 |
|
dc.description.abstract |
A Estatística, atualmente, é parte integrante do currículo da disciplina de Matemática e suas Tecnologias, sendo incorporada nesta matriz, principalmente a partir de 1997, com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Segundo os PCNs, o Ensino de Estatística deve
se pautar no levantamento, organização e análise de dados que expressem situações do cotidiano do aluno. Alinhada a isto, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017; 2018) reafirma as indicações dos PCNs e apresenta os conceitos de Estatística desde o primeiro ano do Ensino Fundamental. Contudo, os conceitos estatísticos são, em muitos casos, apresentados de forma superficial, focados na resolução de cálculos e aplicação de fórmulas. Tendo em vista que a Estatística é altamente presente no cotidiano dos alunos, através de dados apresentados em mídias sociais, programas televisivos, jornais e revistas, e que a interpretação destes dados é
fundamental na formação de sujeitos críticos e reflexivos, esta pesquisa se propôs a analisar as potencialidades do desenvolvimento de uma sequência didática baseada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para o Ensino de Estatística, fazendo o uso de planilhas eletrônicas. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, caracterizada como
pesquisa participante, dividida em cinco etapas: construção do referencial teórico; planejamento da sequência didática; aplicação da sequência didática; análise dos resultados; divulgação dos resultados. A sequência didática proposta foi desenvolvida em uma turma de segundo ano do
Ensino Médio da Cidade de Osório, composta por vinte e dois alunos. Essa sequência didática buscou o desenvolvimento de competências estatísticas através da realização de uma pesquisa amostral, que teve como objeto investigar aspectos relacionados a saúde de alunos de 13 a 17 anos matriculados na escola onde foi desenvolvida. Por fim, esta pesquisa concluiu que existem diversas vantagens na utilização de uma sequência didática baseada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos para o Ensino de Estatística, uma vez que foi possível observar alunos mais engajados e empenhados na realização das atividades, bem como o
desenvolvimento do senso crítico, das capacidades comunicativas, da cooperatividade e da empatia dos alunos. Desta forma, entende-se que é viável o desenvolvimento de competências estatísticas através de sequências de ensino baseadas em Aprendizagem Baseada em Projetos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The Statistics is currently an integral part of the curriculum of the subject of Mathematics and
its Technologies, being incorporated in this matrix, mainly from 1997, with the publication of
the Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs). According to the PCNs, the Teaching of
Statistics should be guided by the collection, organization and analysis of data that express
everyday situations of the student. In line with this, the Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) (2017; 2018) reaffirms the indications of the PCNs and presents the concepts of
Statistics since the first year of Elementary School. However, statistical concepts are, in many
cases, presented in a superficial way, focused on solving calculations and applying formulas.
Considering that Statistics is highly present in the daily life of students, through data presented
in social media, television programs, newspapers and magazines, and that the interpretation of
these data is fundamental in the formation of critical and reflective subjects, this research
proposed to to analyze the potential of the development of a didactic sequence based on the
methodology of Project-Based Learning (PBL) for the Teaching of Statistics, using electronic
spreadsheets. For this, a qualitative research was carried out, characterized as participatory
research, divided into five stages: construction of the theoretical framework; planning the
didactic sequence; application of the didactic sequence; analysis of results; dissemination of
results. The proposed didactic sequence was developed in a second year high school class in
the city of Osório, composed of twenty-two students. This didactic sequence sought to develop
statistical skills through a sample survey, which aimed to investigate aspects related to the
health of students aged 13 to 17 enrolled in the school where it was developed. Finally, this
research concluded that there are several advantages in the use of a didactic sequence based on
the Project-Based Learning methodology for the Teaching of Statistics, since it was possible to
observe more engaged and committed students in carrying out the activities, as well as the
development of critical sense, communicative skills, cooperativeness and empathy of students.
In this way, it is understood that the development of statistical competences through teaching
sequences based on Project-Based Learning is viable. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Estatística |
pt_BR |
dc.subject |
Planilhas eletrônicas |
pt_BR |
dc.subject |
Didática |
pt_BR |
dc.title |
A aprendizagem baseada em projetos como metodologia para o ensino de estatística |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Matemática |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
|