Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A inclusão do ensino de matemática para surdos: uma sequência didática investigativa na educação básica

Show simple item record

dc.contributor.advisor Bona, Aline Silva de pt_BR
dc.contributor.author Dada, Leonardo Geziel de Matos pt_BR
dc.date.accessioned 2022-12-19T20:03:55Z
dc.date.available 2022-12-19T20:03:55Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/759
dc.description.abstract O trabalho apresenta uma pesquisa investigativa na área da Educação Matemática – Ensino de Surdos, que objetiva construir uma sequência didática planejada para o estudante não-ouvinte, valendo-se do visual em relação às diferentes formas de interação e recursos didáticos. As propostas desenvolvidas na sequência didática contemplam conceitos de matemática em uma abordagem investigativa, de modo a promover o diálogo com o estudante surdo e construir a aprendizagem de forma autônoma e motivadora. As atividades foram divididas em quatro blocos, sendo: Olhar Geométrico, Sequências e Padrões, Lógica e Sistema Monetário. De modo a verificar a qualidade das atividades da sequência didática produzida, foram realizadas aplicações em formato de oficinas, e participaram três estudantes surdos matriculados no Ensino Médio de duas escolas públicas e básicas do Litoral Norte Gaúcho – RS, na modalidade de Inclusão e Classe Bilíngue de Surdos, sob a metodologia de pesquisa-ação. Os resultados evidenciam que os estudantes aprendem conceitos de matemática da geometria à álgebra sob diferentes contextos, e se faz necessário uma interação com os mesmos para assim promover a aprendizagem. Nesse sentido, através da aplicação das atividades, constatou-se que elas foram receptivas aos estudantes surdos participantes da pesquisa, na qual demonstraram interesse e motivação em aprender os conceitos e as relações matemáticas envolvidas em cada proposta. Com a finalidade de obter feedbacks das atividades desenvolvidas, foi realizada uma pesquisa com doze professores que possuem experiência com alunos surdos, sendo possível verificar que as propostas encantaram os professores participantes, além de cumprir com seu objeto principal, que era o de contribuir com o ensino de matemática para não-ouvintes. pt_BR
dc.description.abstract The work presents an investigative research in the area of Mathematics Education - Teaching Deaf, which aims to build a didactic sequence planned for non-listening students, using the visual aspect in relation to different kinds of interaction and teaching resources. The proposals developed in the didactic sequence include concepts of mathematics in an investigative approach, in order to promote dialogue with the deaf student and promote learning in an autonomous and motivating way. The activities were separated into four blocks, namely: Geometric View, Sequence and Patterns, Logic and Monetary System. In order to verify the quality of the activities presented in the didactic sequence, applications were carried out in the form of workshops and the participation of three deaf High School students in public schools on the North Coast of RS -, in the modality of Inclusion and Bilingual Class of the Deaf, under the methodology of action-research. The results show that students learned math concepts from geometry to algebra under different contexts, the interaction with them is necessary to promote the learning. In that regard, through the activities' application, it was discovered that they were receptive to the students in the research, in which they showed interest and motivation in learning the concepts and mathematical aspects involved in each proposal. In order to obtain feedback on the activities developed, a research was carried out with twelve teachers who have experience with deaf students, and it was possible to verify that the proposals enchanted the participating teachers, in addition to fulfilling the main objective, which was to contribute to the teaching mathematics to non-students. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Matemática - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Ensino audiovisual pt_BR
dc.title A inclusão do ensino de matemática para surdos: uma sequência didática investigativa na educação básica pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão de Gradução pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2022 pt_BR
dc.degree.local Osório, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.degree.department Campus Osório pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789759.pdf 9.878Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account