dc.contributor.advisor |
Bona, Aline Silva de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Dada, Leonardo Geziel de Matos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2022-12-19T20:03:55Z |
|
dc.date.available |
2022-12-19T20:03:55Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/759 |
|
dc.description.abstract |
O trabalho apresenta uma pesquisa investigativa na área da Educação Matemática – Ensino de
Surdos, que objetiva construir uma sequência didática planejada para o estudante não-ouvinte,
valendo-se do visual em relação às diferentes formas de interação e recursos didáticos. As
propostas desenvolvidas na sequência didática contemplam conceitos de matemática em uma
abordagem investigativa, de modo a promover o diálogo com o estudante surdo e construir a
aprendizagem de forma autônoma e motivadora. As atividades foram divididas em quatro
blocos, sendo: Olhar Geométrico, Sequências e Padrões, Lógica e Sistema Monetário. De modo
a verificar a qualidade das atividades da sequência didática produzida, foram realizadas
aplicações em formato de oficinas, e participaram três estudantes surdos matriculados no
Ensino Médio de duas escolas públicas e básicas do Litoral Norte Gaúcho – RS, na modalidade
de Inclusão e Classe Bilíngue de Surdos, sob a metodologia de pesquisa-ação. Os resultados
evidenciam que os estudantes aprendem conceitos de matemática da geometria à álgebra sob
diferentes contextos, e se faz necessário uma interação com os mesmos para assim promover a
aprendizagem. Nesse sentido, através da aplicação das atividades, constatou-se que elas foram
receptivas aos estudantes surdos participantes da pesquisa, na qual demonstraram interesse e
motivação em aprender os conceitos e as relações matemáticas envolvidas em cada proposta.
Com a finalidade de obter feedbacks das atividades desenvolvidas, foi realizada uma pesquisa
com doze professores que possuem experiência com alunos surdos, sendo possível verificar que
as propostas encantaram os professores participantes, além de cumprir com seu objeto principal,
que era o de contribuir com o ensino de matemática para não-ouvintes. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The work presents an investigative research in the area of Mathematics Education - Teaching
Deaf, which aims to build a didactic sequence planned for non-listening students, using the
visual aspect in relation to different kinds of interaction and teaching resources. The proposals
developed in the didactic sequence include concepts of mathematics in an investigative
approach, in order to promote dialogue with the deaf student and promote learning in an
autonomous and motivating way. The activities were separated into four blocks, namely:
Geometric View, Sequence and Patterns, Logic and Monetary System. In order to verify the
quality of the activities presented in the didactic sequence, applications were carried out in the
form of workshops and the participation of three deaf High School students in public schools
on the North Coast of RS -, in the modality of Inclusion and Bilingual Class of the Deaf, under
the methodology of action-research. The results show that students learned math concepts from
geometry to algebra under different contexts, the interaction with them is necessary to promote
the learning. In that regard, through the activities' application, it was discovered that they were
receptive to the students in the research, in which they showed interest and motivation in
learning the concepts and mathematical aspects involved in each proposal. In order to obtain
feedback on the activities developed, a research was carried out with twelve teachers who have
experience with deaf students, and it was possible to verify that the proposals enchanted the
participating teachers, in addition to fulfilling the main objective, which was to contribute to
the teaching mathematics to non-students. |
en |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino audiovisual |
pt_BR |
dc.title |
A inclusão do ensino de matemática para surdos: uma sequência didática investigativa na educação básica |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Gradução |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.date |
2022 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Osório, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Licenciatura em Matemática |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Osório |
pt_BR |