Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A música é só uma semente

Show full item record

Title: A música é só uma semente
Author: Pfarrius, Gabriel Silveira
Abstract: O presente Produto Educacional (PE) foi desenvolvido a partir da análise dos impactos da formação no Curso Técnico em Instrumento Musical (CTIMus) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre nas trajetórias e projetos de vida dos estudantes. O Produto foi criado em uma perspectiva crítica e composto pelas narrativas dos interlocutores da pesquisa, evidenciando possíveis contribuições, potencialidades e fragilidades do curso no processo de formação, no âmbito da EPT. Tivemos em vista a criação dialógica de um PE capaz de apresentar concepções e práticas do curso, segundo as perspectivas dos envolvidos, que descrevem aspectos sensíveis e significativos dos processos formativos que marcaram e contribuíram em suas trajetórias e projetos. O processo de produção do material audiovisual contou com seis participantes, sendo três estudantes, dois egressos e um professor do curso, que responderam às entrevistas. Os instrumentos de produção de dados consistiram em um questionário e entrevistas semiestruturadas, aplicados de forma remota. Os vídeos das entrevistas integraram uma mídia educacional, elaborada no formato de Documentário, intitulado “A música é só uma semente”, que aborda os temas: trajetórias formativas profissionais, impactos da formação e projetos de vida; e que tem o sentido de sintetizar reflexões e perspectivas sobre a formação no CTIMus, evidenciando seu papel e impactos nas trajetórias de estudantes, bem como as potencialidades e fragilidades oferecidas pelo curso na profissionalização musical. O Documentário tem duração total de aproximadamente 60 minutos e seu conteúdo foi dividido em quatro partes, cada uma apoiada em um descritor, cujo conjunto emergiu das narrativas, que são, a saber: motivação para prosseguir os estudos e para atuar na música; ampliação das perspectivas e das possibilidades de atuação na área; articulações do curso com projetos musicais e profissionais; repercussões e marcas das vivências no curso nas trajetórias, nas ideias de formação e de atuação profissional e nos projetos de vida e musicais. O Produto foi desenvolvido mediante a proposição de uma ação cultural dialógica (FREIRE, 1987) e pedagógica, e valendo-se do aporte teórico dos três eixos propostos por Kaplún (2002) para dimensionar a análise e a criação de materiais educativos: conceitual, pedagógico e comunicacional. Além disso, adotamos as indicações dadas por Rizzatti (2020) para a construção da metodologia de produtos educacionais. Os processos de desenvolvimento do PE foram: análise e síntese dos dados; compilação dos resultados da pesquisa; concepção e roteirização; tratamento de áudio e imagem, edição e montagem do protótipo; aplicação e avaliação; análise dos resultados da aplicação; revisão do produto. O PE foi avaliado por um grupo de professores e estudantes do curso investigado e disponibilizado em repositórios digitais. Os relatos revelaram que os alunos incorporaram capitais, ativaram e reforçaram disposições sociais para música e constituíram habitus que lhes renderam êxitos na busca por oportunidades, destacando-se a influência das vivências no curso na motivação dos estudantes para a busca de outras formações e para atuar profissionalmente na música. O produto foi construído a partir de um estudo debruçado no CTIMus/IFRS-POA, mas que pode vir a ser replicado, considerando as particularidades dos novos contextos de aplicação, nos demais IFs que trabalham com formações no mesmo eixo. Sua proposta representou uma ferramenta criada, a partir da investigação que, em conjunto com a produção textual materializada na dissertação, têm o sentido de fortalecer o ensino nesses âmbitos.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/755
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789755.mp4 426.0Mb Unknown View/Open Vídeo Completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account