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Tendo em vista a complexidade das organizações nos dias de hoje, o papel do líder apresenta destaque no que se refere à condução dos liderados ao alcance dos objetivos organizacionais. Em meio a isso, este estudo teve como objetivo identificar quais são as principais competências dos líderes de uma instituição pública de ensino e de que forma essas competências impactam no desenvolvimento dos servidores. A pesquisa se deu através de um estudo de caso no Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Rolante, onde a coleta de dados se deu através de aplicação de questionários estruturados, com questões abertas e fechadas, destinados aos líderes e liderados. Os resultados mostraram que na visão dos líderes, as principais competências para os líderes, considerando conhecimentos, habilidades e atitudes, são os conhecimentos que envolvem planejamento estratégico, processos internos do IFRS e educação; as habilidades de resolver problemas, gerir o tempo e as prioridades e delegar tarefas; e as atitudes de comprometimento/responsabilidade, criatividade/inovação/atitude empreendedora e empatia. Enquanto para os liderados, os conhecimentos mais importantes são gestão de pessoas, planejamento estratégico e educação; as habilidades que envolvem assumir riscos, trabalhar e desenvolver a equipe e ter visão global; e as atitudes relacionadas ao comprometimento/responsabilidade, transparência/ética e empatia. Também foi possível verificar que as competências apresentadas impactam de forma positiva no desenvolvimento dos servidores, proporcionando conhecimento, aprimoramento nas atividades e um melhor ambiente de trabalho. |
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