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Toda organização com processos bem estruturados e definidos requer qualidade na prestação de serviço, principalmente quando o tema é manutenção industrial. Esse processo é fundamental e indispensável, pois deve manter o perfeito funcionamento das instalações e equipamentos industriais. Então, quando afirmamos que o propósito da manutenção industrial é garantir que os ativos tangíveis estejam disponíveis e confiáveis para que a produção da empresa seja mais eficiente e competitiva, estamos considerando que este setor da empresa não pode ser visto apenas como reativo, ou seja, quebra e conserta. Neste sentido, esse trabalho tem como objetivo analisar a maturidade na prestação de serviço em manutenção industrial em duas empresas do ramo de auto peças, permitindo atingir níveis de manutenção de classe mundial (WCM). A manutenção de classe mundial eleva o patamar da área de manutenção para estratégica, devido às técnicas e ferramentas utilizadas para realizar a análise de falhas, Key Performance Indicator (KPI) e eliminação de problemas críticos nos ativos das empresas. Ainda é possível a utilização da norma NBR ISO 55000 e seus elementos como forma de corroborar na estruturação de uma WCM, dado que seu escopo se refere à gestão de ativos das organizações. Para isso, a metodologia baseia-se em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, realizada por meio de um estudo de caso múltiplo. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas individuais com a aplicação do modelo de maturidade de WCM junto a alguns colaboradores da área de manutenção, como também com alguns clientes das empresas objetos deste estudo. A pesquisa evidenciou que mesmo em empresas de igual porte e grupo controlador, cuja controladora compartilha e administra tanto o ERP quanto o sistema de gestão da organização e também possui diretrizes para uma política de gestão de ativos, não é o suficiente para induzir a prática de uma manutenção de classe mundial em suas controladas. |
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