dc.description.abstract |
Tendo em vista que a ansiedade pode influenciar no comportamento organizacional dos alunos ao longo de sua atividade acadêmica, principalmente com a expectativa profissional após concluírem o curso, pesquisa-se sobre o comportamento organizacional , a fim de identificar o efeito da ansiedade no comportamento organizacional dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Campus Feliz do Curso Superior de Tecnologia de Processos Gerenciais. Para tanto, é necessário avaliar o perfil sociodemográfico e acadêmico dos alunos, bem como a influência do ambiente externo sobre o acadêmico e o nível de ansiedade apresentado pelos alunos. Realiza-se, então, uma pesquisa descritiva, utilizando o método de pesquisa quantitativa survey, com perguntas estruturadas. Diante disso, verifica-se que entre os 66 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Campus Feliz do Curso Superior de Tecnologia de Processos Gerenciais que responderam o questionário, 34 alunos são do sexo feminino (51,52%) e 32 do sexo masculino (48,48%). No perfil acadêmico dos alunos, no sexo feminino, 31,82% ingressaram por processo seletivo ou vestibular, 18,18% pelo SISU/ENEM, e 1,52% por transferência de outra instituição. No sexo masculino, 22,73% ingressaram por processo seletivo ou vestibular, 24,24% pelo SISU/ENEM, e 1,52% por transferência de outra instituição. Em relação ao perfil de ansiedade dos alunos, a média do gênero feminino indicou 8,15; e a média do gênero masculino indicou 6,47. Nos dados sobre a qualidade do sono, a variável entre 6 e 8 horas de sono, a média indicou 7,33; e até 6 horas de sono média de 7,4. Para os alunos que possuem sono acima de 8 horas, a média indicou 7. Este estudo evidenciou, como demonstrado na análise dos dados, que os alunos possuem o efeito da ansiedade em variáveis que influenciam diretamente no comportamento organizacional da vida acadêmica e profissional, além de observar que com aproximação do fim do curso, o índice de ansiedade aumenta gradativamente. Por isso, deve ser considerado a replicação deste estudo, para evidenciar se houve relevância na ansiedade dos alunos em outro tempo, em longo prazo, auxiliando assim, no sentido de minimizar situações de agravante no efeito da ansiedade. |
pt_BR |