dc.description.abstract |
Estudos anteriores identificam o Brasil como um país em que a educação financeira não fez parte da realidade da população, no entanto se esta ferramenta for aplicada corretamente durante a juventude, pode construir as fundações de uma saudável relação com o dinheiro durante o resto da vida conforme argumentado pela Organização de Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE). Este estudo apresenta como objetivo geral analisar como os adolescentes estudantes do ensino médio residentes no Vale do Caí ? RS administram o seu dinheiro. Para embasar o trabalho apresentaram-se os seguintes temas, origem e a evolução da moeda, inflação, planejamento e educação financeira pessoal, tanto no Brasil quanto no mundo, o poder de compra, e os ganhos em educar-se financeiramente, este trabalho Tratou-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio do uso de técnicas estatísticas atendeu aos objetivos propostos, pois se percebeu que dentre os jovens que possuem algum tipo de renda fixa, seja via mesada ou remuneração laboral, os conceitos de educação financeira estão mais presentes no cotidiano e são comumente aplicados nos hábitos gerais em relação aos que recebem dinheiro conforme a necessidade. |
pt_BR |