dc.description.abstract |
O presente estudo busca investigar e posteriormente analisar as culturas de uso, estabelecendo uma forma de relação do consumidor com as armas de fogo. Portanto, este artigo tem por objetivo identificar o comportamento dos consumidores de armas de fogo residentes nos municípios do Vale do Paranhana/RS. Bem como, os objetivos específicos consistem em: identificar e descrever o comportamento e o perfil de consumo dos consumidores de armas de fogo; analisar como se constituem os sentimentos, as motivações, as crenças, os discursos e práticas que interferem no processo de decisão do consumidor; elencar os fatores que determinam o consumo do produto. Foi elaborada pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, de objetivo exploratório, classificada quanto ao método por pesquisa de campo. Devido a carência de informações e pesquisas referentes ao comportamento do consumidor de armas de fogo, foi necessária pesquisa bibliográfica, apoiada de entrevistas individuais com foco, como método de coleta de informações. As entrevistas foram aplicadas pelo método de amostragem discriminada a fim de maximizar os resultados por meio deuma seleção por julgamento do autor. Por fim, como resultados do trabalho, fundamentados pela pesquisa, se fez possível identificar os sentimentos, estilo de vida, grupos de referência e fatores que exercem maior influência no comportamento de consumo de armas de fogo, referindo-se a compra e práticas com tais objetos. Contudo observou-se que as necessidades de segurança e autorrealização são influenciadas por familiares e amigos muito próximos, sendo que as primeiras práticas, vieram relacionadas com a caça. |
pt_BR |