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Atratividade de mercado de programas de sócio torcedor dos clubes de futebol do Brasil

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dc.contributor.advisor Alba, George dos Reis pt_BR
dc.contributor.author Mastre, Leonardo Tudela Del pt_BR
dc.date.accessioned 2022-09-14T20:14:53Z
dc.date.available 2022-09-14T20:14:53Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/635
dc.description.abstract Este estudo aborda a atratividade dos programas de sócio torcedor dos clubes de futebol do Brasil, e o tema foi escolhido por conta da crescente preocupação dos clubes com estratégias de marketing, que têm se tornado uma importante fonte de receitas nos últimos anos. Com os resultados obtidos, é possível verificar quais configurações de atributos de planos de sócio torcedor são mais atrativas para clubes de grande e pequeno porte no mercado do futebol brasileiro. Os clubes brasileiros foram divididos em dois grupos, levando em conta o Ranking Nacional de Clubes da CBF do ano de 2016, e o valor das marcas de cada clube em 2015, mostrado pelo periódico Valor das Marcas dos Clubes, da BDO Publicações. Os 14 primeiros colocados, que são os mesmos nas duas classificações, formaram o Grupo dos Grandes e o restante foi alocado no Grupo dos Pequenos. É uma pesquisa descritiva, que contem dados quantitativos, e a técnica de pesquisa utilizada foi a análise conjunta. Cada respondente teve de fazer 12 escolhas entre planos fictícios, que apareciam sempre em combinações de três. Os torcedores dos clubes do Grupo dos Grandes respondiam uma pesquisa, contendo atributos e níveis comuns aos programas de sócio torcedor de clubes maiores e os torcedores das equipes do Grupo dos Pequenos respondiam uma pesquisa com planos fictícios que continham atributos e níveis mais plausíveis e parecidos com os oferecidos por clubes menores. A pesquisa foi realizada pela internet, por meio do software Qualtrics, sendo respondida por 331 pessoas, torcedoras de 50 clubes diferentes. O atributo considerado mais importante na escolha dos torcedores foi o desconto na compra de ingressos, para o primeiro grupo, e o ingresso grátis para o segundo. Também foi mostrado que os clubes devem procurar meios de atrair contribuintes para seus planos que possuam valores mais elevados, pois uma fatia dos torcedores procuram o plano mais barato independente dos benefícios contidos nele. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Administração pt_BR
dc.subject Processos gerenciais pt_BR
dc.title Atratividade de mercado de programas de sócio torcedor dos clubes de futebol do Brasil pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2017 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Tecnologia em Processos Gerenciais pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR


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