Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A análise da participação de mercado de ferramentas de corte para indústria moveleira brasileira

Show simple item record

dc.contributor.advisor Crespam, Cristina Ceribola pt_BR
dc.contributor.author Kessler, Andrei Roberto pt_BR
dc.date.accessioned 2022-09-14T20:14:49Z
dc.date.available 2022-09-14T20:14:49Z
dc.date.issued 2019 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/612
dc.description.abstract O presente estudo tem por objetivo analisar a participação de mercado dos principais fornecedores de ferramentas de corte para o mercado moveleiro brasileiro. Para tanto, desenvolveu-se um estudo conclusivo de abordagem quantitativa, tendo por público-alvo as empresas moveleiras brasileiras compradoras de ferramentas de corte, de modo que a sua seleção foi feita por meio de uma amostragem por conveniência. Para a coleta de dados aplicou-se um questionário e a análise dos mesmos foi feita por meio de estatística básica e de correlação de Pearson. Os principais resultados apontaram o perfil profissional dos compradores de ferramentas de corte para madeira, indicando que 85% dos respondentes é do gênero masculino, a média de idade é de 34 anos, 70% possui curso de ensino superior em andamento ou concluído e 45% dos respondentes tem entre 1 e 10 anos de trabalho na empresa. Além disso, observou-se uma correlação alta entre o tempo de empresa com o tempo de função exercida. Pode-se observar a existência da regra de três neste mercado e conseguiu-se indicar quais são os principais fornecedores de ferramentas standard e ferramentas especiais. Obteve-se, ainda, os principais critérios influenciadores na compra das ferramentas de corte para a escolha da marca a ser comprada, tanto no mercado de ferramentas standard quanto no mercado de ferramentas especiais. Conseguiu-se realizar uma correlação de Pearson para verificar se o tempo de existência da empresa influencia na escolha da marca, observando assim se existe algum tipo de fidelidade ou as escolhas pelas ferramentas são realizadas através de critérios influenciadores de compra. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Administração pt_BR
dc.title A análise da participação de mercado de ferramentas de corte para indústria moveleira brasileira pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2019 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Tecnologia em Processos Gerenciais pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
1234567895981.pdf 536.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account