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Curricularização da extensão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecncologia: contexto e possibilidades

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Title: Curricularização da extensão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecncologia: contexto e possibilidades
Author: Ferreira, Rosângela
Abstract: A promulgação da Lei n.º 13.005/2014 aprovou o Plano Nacional de Educação para o período de 2014-2024 e colocou as Instituições de Ensino Superior, através da Estratégia 12.7, frente à necessidade de assegurar, no mínimo, 10% da carga horária total dos créditos curriculares de seus cursos de graduação em programas e projetos de extensão, prioritariamente em áreas de grande pertinência social. A Resolução do Conselho Nacional de Educação n.º 7/2018 regulamentou essa exigência e estabeleceu diretrizes e princípios orientadores para a extensão universitária. Dada a necessidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e de outros Institutos Federais em avançar no processo de efetivação de propostas curriculares que contemplem práticas extensionistas, essa pesquisa tem por objetivo propor estratégias para a apropriação de conhecimentos e metodologias que contribuam para a curricularização da extensão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A pesquisa utiliza a metodologia qualitativa, de modo a analisar as experiências e os aspectos que contribuem e/ou dificultam para a curricularização da extensão no contexto dos Institutos Federais. No que se refere aos objetivos, a pesquisa classifica-se como exploratória. Para isso foram analisados documentos normativos referentes à institucionalização da inserção curricular da extensão e aplicada entrevista com servidores dos setores de ensino e extensão, nos Institutos Federais que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os dados coletados foram analisados dentro dos pressupostos teóricos da análise de conteúdo, segundo Bardin. Os resultados da pesquisa demonstram que a curricularização da extensão é um processo de abrangência institucional, que necessita da articulação de diversos setores acadêmicos para se efetivar. No contexto dos Institutos Federais, as estratégias utilizadas para a implementação da inserção curricular da extensão nos cursos são através de componentes curriculares não específicos, de componentes específicos ou por blocos de creditação/integralização. Em relação aos fatores que podem limitar e contribuir para a inserção curricular da extensão, constatou-se que os desafios são o desconhecimento conceitual e metodológico da prática extensionista, os procedimentos de registro das atividades e a resistência da comunidade acadêmica e externa. Quanto às possibilidades para um ambiente institucional favorável ao processo de curricularização, são propostas quatro abordagens institucionais: capacitação sobre extensão, indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, autoconhecimento institucional e divulgação de experiências e resultados. A partir da análise dos resultados, pode-se identificar como produto educacional ideal uma série de vídeos animados, no estilo de Whiteboard Animation. A construção e o conteúdo da série estão embasados em fontes bibliográficas, legislação e nas informações obtidas no decorrer do estudo. A avaliação da proposta de produto educacional deu-se por meio de questionário on-line, com servidores do IFRS. Os resultados dessa avaliação permitem afirmar que o produto educacional atendeu os objetivos propostos e foi bem aceito pelos avaliadores, constituindo-se como um instrumento auxiliar ao processo de curricularização da extensão no IFRS. O estudo situa-se na Linha de Pesquisa da Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.The enactment of Law Nº 13.005/2014 approved the National Education Plan for the period 2014-2024 and placed Higher Education Institutions, through Strategy 12.7, facing the need to ensure at least 10% of the workload total curricular credits of their undergraduate courses in extension programs and projects, primarily in areas of great social relevance. Resolution of the National Education Council Nº 7/2018 regulated this requirement and established guidelines and guiding principles for university extension. given to need of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS) and other Federal Institutes to advance in the process of implementing curriculum proposals that include extensionist practices, this research aims to propose strategies for the appropriation of knowledge and methodologies that contribute to the curricularization of extension in the Federal Institutes of Education, Science and Technology. The research uses qualitative methodology, in order to analyze the experiences and aspects that contribute and/or hinder the curricularization of extension in the context of Federal Institutes. With regard to the objectives, the research is classified as exploratory. For that, normative documents referring to the institutionalization of the curricular insertion of the extension were analyzed and interviews were applied with employees of the education and extension sectors, in the Federal Institutes that integrate the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education. The data collected were analyzed within the theoretical assumptions of content analysis, according to Bardin. The research results demonstrate that the curricularization of the extension is a process of institutional scope, which needs the articulation of several academic sectors to be effective. In the context of the Federal Institutes, the strategies used for the implementation of the curricular insertion of the extension in the courses are through non-specific curricular components, specific components or by accreditation/integration blocks. Regarding the factors that can limit and contribute to the curricular insertion of the extension, it was found that the challenges are the conceptual and methodological lack of knowledge of the extension practice, the procedures for recording activities and the resistance of the academic and external community. As for the possibilities for an institutional environment favorable to the curricularization process, four institutional approaches are proposed: training on extension, teaching-research-extension inseparability, institutional self-knowledge and dissemination of experiences and results. From the analysis of the results, one can identify as an ideal educational product a series of animated videos, in the style of Whiteboard Animation. The construction and content of the series are based on bibliographic sources, legislation and information obtained during the study. The evaluation of the educational product proposal was carried out through an online questionnaire, with IFRS servers. The results of this evaluation allow us to affirm that the educational product met the proposed objectives and was well accepted by the evaluators, constituting itself as an auxiliary instrument for the curricularization process of the extension in IFRS. The study is located in the Research Line of the Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/587
Date: 2022


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