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Alfabetização científica : o ensino de química para alunos com deficiência intelectual e múltipla

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dc.contributor.advisor Alves, Karla dos Santos Guterres pt_BR
dc.contributor.author Palavro, Cristiane pt_BR
dc.date.accessioned 2022-08-31T13:09:52Z pt_BR
dc.date.available 2022-08-31T13:09:52Z pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/579 pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve por escopo compreender como a Alfabetização Científica pode contribuir para que alunos com deficiência intelectual e múltipla despertem o interesse para os conceitos químicos de forma significativa. A pesquisa buscou identificar se é possível ensinar conhecimentos de Química para alunos com deficiência cognitiva, tendo em vista que esta ciência possui conceitos abstratos e, muitas vezes, de difícil compreensão. Pesquisa qualitativa e exploratória, foi desenvolvida por meio de um estudo de caso de alunos de uma escola especial da cidade de Feliz. Para a coleta de dados utilizou-se entrevistas com duas professoras mais a diretora/professora, e também aplicou-se uma atividade experimental envolvendo conceitos químicos básicos, para os alunos com deficiência. Os resultados foram analisados por meio de entrevistas realizadas com as docentes, e, por meio de desenhos elaborados pelos alunos especiais, após a aplicação da atividade experimental. As docentes relataram em suas respostas que consideram como item importante na elaboração de atividades para alunos especiais o grau de dificuldade e/ou deficiência e o interesse do aluno, utilizando principalmente jogos e pequenos textos para desenvolver os conteúdos. Também foi possível perceber que as docentes não possuem uma ideia clara a respeito do que se trata a Ciência Química e citaram como maior dificuldade enfrentada no ensino de Ciências com os alunos com deficiência, a compreensão de conteúdos abstratos. Com a realização das práticas, alguns alunos demostram não terem compreendido os conceitos abordados durante os experimentos, visto que seus desenhos não tinham nenhuma relação com as atividades desenvolvidas. Porém, a maioria dos alunos que participaram da atividade fizeram uma representação gráfica diretamente relacionada à prática experimental realizada, se caracterizando pelos perfis epistemológicos substancialista e realista. Em virtude dos diferentes tipos e graus de deficiência houve limitações na compreensão dos conceitos químicos. No entanto, com a utilização de materiais concretos e a explicação por meio da experimentação, verificou-se que grande parte dos alunos conseguiu associar os conceitos explicados com situações vivenciadas no cotidiano, expressando nos desenhos os conceitos compreendidos nas práticas experimentais realizadas. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Química - Estudo e ensino pt_BR
dc.title Alfabetização científica : o ensino de química para alunos com deficiência intelectual e múltipla pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level graduação pt_BR
dc.degree.date 2018 pt_BR
dc.degree.local Feliz, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Química pt_BR
dc.degree.department Campus Feliz, pt_BR


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