Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

De escola técnica a IFRS de Feliz: memórias sobre sua fundação e percepções educacionais, políticas, econômicas e sociais dos atores envolvidos

Show full item record

Title: De escola técnica a IFRS de Feliz: memórias sobre sua fundação e percepções educacionais, políticas, econômicas e sociais dos atores envolvidos
Author: Israel, Carolina López
Abstract: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada com os fundadores da então escola técnica de Feliz, que posteriormente, se transformaria em IFRS. As entrevistas não foram realizadas apenas para obter informações sobre a história da escola, mas igualmente para apreendermos nas falas dos entrevistados vários conceitos e valores a respeito de alguns assuntos, tais como: educação, meio ambiente, cooperativismo, trabalho, a percepção sobre a origem e o processo de construção da escola. Estes temas foram retirados a partir dos discursos dos participantes e não foram pré estabelecidos. A forma de seleção de temáticas foi feita da seguinte forma: no momento da análise das entrevistas contabilizamos os assuntos e conceitos que mais apareciam nas mesmas e o resultado desta contagem gerou o corpus temático da nossa pesquisa. Foram entrevistadas 10 pessoas, que faziam parte na época, da associação que fundou a escola. Foram feitas um total de dez perguntas, as quais abordaram temáticas que vão desde o papel desenvolvido por cada membro da associação até a percepção sobre a economia e política regional e nacional. Em anexo estão as perguntas, a transcrição das entrevistas e os sinais de transcrição. As transcrições das entrevistas foram realizadas juntamente como os sinais de transcrição a fim de que os outros profissionais possam analisar as mesmas com base na análise de discurso. Antes de adentrarmos diretamente nos resultados da pesquisa colocaremos uma abordagem sobre a história oral e a relação entre memória e história.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/542
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789542.pdf 47.46Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account