Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Assistente inteligente para tutoria, baseado no perfil de estudante de Cursos Abertos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Okuyama, Fabio Yoshimitsu pt_BR
dc.contributor.author Souza, Mariana de pt_BR
dc.date.accessioned 2022-07-19T18:40:18Z pt_BR
dc.date.issued 2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/540 pt_BR
dc.description.abstract Com a modalidade da Educação a Distância (EaD), o conhecimento tornou-se mais acessível devido à facilidade de ingresso do aluno, ao tempo e ao local para estudo. Todavia, a grande quantidade de alunos que a modalidade permite atender implica, também, na necessidade de acompanhar e avaliar o ensino na mesma proporção em que é ofertado. Neste contexto, a tutoria tem papel fundamental nesse processo, apesar de enfrentar grande dificuldade na manutenção dessa prática. Visando contribuir para minimizar esta dificuldade,foi idealizado o modelo de tutoria inteligente - o “SINTA, Sistema Inteligentede Notificação Tutor-Aluno” -, para atuar em cursos abertos, estimulando os estudantes, por meio do envio de mensagens automatizadas e personalizadas, a concluírem os cursos. O objetivo é atenuar a considerada taxa de evasão que permanece no cenário da EaD, a partir da metodologia de tutoria inteligente, que considerou o perfil do aluno como base de desenvolvimento, isso no sentido de rendimentos acadêmicos e de predileções pessoais, culminando em mensagens interativas altamente personalizadas. SINTA, um modelo automatizado para auxiliar a tutoria, foi delineado e aplicado parcialmente em um curso aberto, obtendo duas leituras de retorno positivo: 40% com alunos que corresponderam ativamente e 20% de correspondência no grande grupo com alunos de perfis variados, determinando as contribuições possíveis e positivas que correspondem satisfatoriamente ao objetivo da pesquisa. pt_BR
dc.description.abstract From the growth of the Distance Education modality, the access to knowledge became more accessible due to the ease of access, wide range of themes and the student autonomy in the process, regarding the possibility of choosing time andplace to study. However, the massive number of students that the modality allows to attend, also implies the need to monitor and evaluate the teaching in the same proportion that is offered. In such a context, tutoring has a fundamental role in this process despite facing great difficulty in sustaining this practice. In order to provide means to contribute to reduce such difficulty, the intelligent tutoring model - the “SINTA: Intelligent Student Tutor Notification System” - was designed to work in open courses, encouraging students, by sending automated and personalized messages to complete the courses. The objective is to mitigate the considered dropout rate that remains in the distance education modality based on the intelligent tutoring methodology that considered the student's profile as a basis for development, in the sense of academic performance and personal predilections, culminating in highly interactive and personalized phrases. SINTA, an automated model to support tutoring, was designed and applied partially in an open course, obtaining two positive feedback readings: 40% with students who actively corresponded and 20% of correspondence in the large group with students of varied profiles, determining the possible contributions and positive results that satisfactorily correspond to the research objectives. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Informática na educação pt_BR
dc.subject Ensino à distância pt_BR
dc.title Assistente inteligente para tutoria, baseado no perfil de estudante de Cursos Abertos pt_BR
dc.degree.level Mestrado pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Informática na Educação pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
123456789540.pdf 6.260Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account