Title: | Pagamentos digitais: evidenciando a adoção do Pix em supermercados do Rio Grande do Sul |
Author: | Fernandes, Rodrigo Henz |
Abstract: |
O avanço tecnológico tem modificado nossas vidas nos mais variados segmentos, sendo que, atualmente, estamos vivenciando com o PIX uma nova forma de efetuar transações financeiras e pagamentos diversos. Tendo sido lançado oficialmente pelo Banco Central do Brasil em Outubro de 2020, e com funcionamento integral desde meados de Novembro daquele ano, o PIX é um tema consideravelmente novo, sendo que existem poucas publicações acadêmicas acerca do tema, tornando-o um assunto interessante a ser explorado. Desta forma, levando em conta a aplicabilidade do PIX nas transações diárias das organizações e no comércio em geral, o presente estudo buscou evidenciar se os comércios supermercadistas têm adotado o PIX como opção de pagamento para seus clientes utilizarem em suas compras. Tendo em vista esse objetivo, realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva, operacionalizada por meio de questionário online. Os resultados obtidos mostraram uma forte adesão dos comerciários supermercadistas nessa nova ferramenta de pagamentos, evidenciando o interesse dos empresários em acompanhar as novas tecnologias e oferecer as melhores opções possíveis aos seus clientes. The technological advance has been changing our lives in the most varied segments, and, currently, we are experiencing through the PIX a new way to perform financial transactions and other payments. Having been officially launched by the Central Bank of Brazil in October 2020, and being fully functional since November of that year, the PIX is a considerably new subject, and there are few academic publications about this theme, making it an interesting topic to be explored. In this way, taking into account the applicability of the PIX on the daily transactions of organizations and commerce in general, this study has sought to show if the supermarket traders have been adopting the PIX as a payment alternative for their customers to use on their purchases. Having this objective in mind, a descriptive quantitative survey was made through an online questionnaire. The results found show a strong adherence of supermarket traders to this new payment tool, evidencing the interest of entrepreneurs in following the new technologies and offering the best possible options to their customers. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/538 |
Date: | 2021 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
123456789538.pdf | 862.0Kb |
View/ |
Texto completo |