Abstract:
|
As instituições escolares são resultado de um processo sócio-histórico e vão se transformando de acordo com as
atuações de seus profissionais, além de receberem normativas das suas Mantenedoras e/ou Redes de Ensino e
regramentos legais. Possuem autonomia para compor seus Projetos Políticos Pedagógicos e Regimentos de acordo
com ideais pedagógicos que representam o grupo, a comunidade. A pesquisa proposta pretendia apresentar o
conteúdo dos documentos norteadores do Curso Técnico em Informática Integrado ao ensino Médio no Instituto
Federal do Rio Grande do Sul/Campus Osório/RS e do Instituto Estadual Riachuelo/Capão da Canoa/RS, com o
intuito de verificar a existência de temáticas distintas mundo do trabalho x mercado de trabalho. Após
apresentação de fragmentos dos documentos norteadores das duas instituições investigadas, verificou-se que os
dois campos conceituais estão presentes nas propostas pedagógicas. Sendo que após apresentação do referencial
teórico sobre o tema e análise dos documentos, também foi realizada uma pesquisa com docentes das duas
instituições de ensino a fim de obter dados para análise sobre o tema investigado. Após análise dos documentos
apresentados podemos inferir que os dois campos conceituais objetos desta pesquisa se fazem presentes, com
maior aprofundamento teórico sobre mundo no trabalho nos documentos norteadores do IFRS, e menos sobre esta
abordagem no I.E.Riachuelo. Por um lado, a necessidade da escola atender as necessidades da comunidade com
formação para os trabalhadores ocuparem espaços e vagas no mercado de trabalho, com ideais de capacidade
competitiva, adaptação individual às demandas do mercado de trabalho, competitividade, ser e manter-se
empregável. Por outro lado, como a escola enquanto Instituição pública, lida com essas demandas sociais
(regionais, de nação e globalização), questões que fazem parte da complexidade educacional, com anseios e
desejos dos profissionais, alunos, famílias, rede de ensino, objetivos do sistema. Nas respostas dos questionários
realizados com alguns docentes das duas escolas, observou-se que há uma preocupação em valorizar as demais
disciplinas (as não-técnicas), pois influenciam muito na formação profissional. Em especial, procurou-se analisar
disciplinas tais como Arte, música, filosofia e sociologia, tendo em vista que estas disciplinas possuem caráter de
conhecimento sobre sociedade e linguagens, características fundamentais para compor uma educação integral do
ser humano, base da formação voltada para o mundo do trabalho. Neste sentido, podemos inferir que quando o
foco é excessivamente voltado para a empregabilidade (leia-se mercado de trabalho), corre-se o risco de abandonar
discussões históricas, sociológicas, filosóficas e formas de abstração da vida pelas linguagens das artes, que
podem e são instrumento desalienante e de libertação das explorações que a classe trabalhadora necessita. Um bom
profissional pode e deve conhecer a técnica profissional, ser eficaz e eficiente, mas isso não exclui a necessidade
de refletir sobre suas ações éticas, sua atuação enquanto ser social, busca por melhores condições de trabalho,
manutenção de seus direitos, consciência sobre consumo, questões de sustentabilidade, etc. A busca pelo equilíbrio
entre formação manual/técnica de qualidade pode estar aliada ao desenvolvimento de capacidades intelectuais e
consciência cidadã. Obter conhecimento sobre as diferentes abordagens das propostas dos cursos investigados e
analisar as concepções contidas nos mesmos colabora para a atuação docente de forma consciente. Neste sentido, o
direito à educação básica e/ou profissional na modalidade de ensino integrada ao ensino médio necessita alcançar
aos estudantes que dependem desta para acessá-la com preparação técnica e também humana, indo além do
desenvolvimento e aprendizagem de algumas competências. Almejando uma visão de ir além das aprendizagens
por competências e, tornar os futuros profissionais pessoas qualificadas, capazes de compreender como se dão os
processos produtivos, as relações de poder, o valor de seu trabalho, conscientes de seu papel humano e social, em
busca de uma sociedade mais justa. |