Abstract:
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O surf
é um esporte que vem crescendo há tempos no País e tomando uma proporção
grandiosa na vida dos jovens das cidades litorâneas. A recente inclusão do Surf nas
Olimpíadas e o sucesso dos atletas brasileiros no contexto profissional deste esporte
são fatores motivacionais que contribuem para o aumento desta prática. Este estudo
debruçou-se sobre o trabalho de um Projeto Social Esportivo de nome Surf Salva, que
acontece na cidade de Cidreira - RS, e utiliza o Surf e sua prática como uma ferramenta
de transformação social num ambiente de educação não formal. O problema
pesquisado nesta pesquisa foi como um projeto social esportivo pode proporcionar
autonomia e cidadania a seus participantes? Utilizou-se como aporte teórico principal
os estudos de Paulo Freire, que abrangem os conceitos de autonomia e cidadania no
processo educativo. Esta pesquisa se justifica pela importância de se analisar na
prática os resultados apresentados pelos instrutores e jovens participantes do Projeto.
Foram analisadas entrevistas do instrutor principal e criador do Projeto, além de relatos
de mais 4 alunos dos cerca de 30 que o Projeto atende anualmente, as entrevistas
foram coletadas utilizando-se o método de Grupo Focal. Os resultados apontaram uma
influência positiva das atividades sobre as construções acerca da autonomia e
cidadania dos participantes do Projeto, como mudanças nos comportamentos diários
dos alunos, percepção sobre as responsabilidades com a natureza e com o próprio
corpo e saúde além das percepções e construções de laços afetivos entre os
instrutores e participantes garantindo a efetividade dos momentos de socialização
oferecida pelo Projeto. |