Abstract:
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Este material didático foi produzido com o intuito de auxiliar o processo de ensino e de aprendizagem de estudantes imigrantes/refugiados matriculados na Educação Básica.
O conhecimento da língua portuguesa é condição imprescindível para a interação do estudante imigrante e refugiado com a comunidade escolar, para a sua aprendizagem em todos os componentes curriculares e para a progressiva inserção na sociedade brasileira. O material, organizado em treze unidades, foi desenvolvido com base na perspectiva de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) e teve como princípios norteadores: o conhecimento do vocabulário básico que permita ao estudante participar de situações cotidianas de interação social, seja na escola, seja na comunidade; a predominância da variante coloquial da língua portuguesa, que representa a maioria das situações comunicativas cotidianas; e a interculturalidade, valorizando os saberes prévios dos estudantes e suas culturas. Cada unidade foi pensada a partir de três eixos: a língua em uso, apontando para a aplicação dos conhecimentos linguísticos construídos naquela unidade em situações comunicativas reais; o vocabulário, que contempla o léxico básico vinculado ao tema trabalhado; e a gramática, em que são apresentados tópicos essenciais na gramática da língua em relação à morfologia e à sintaxe. |