Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Watching the Northern Lights: o futebol enquanto negócio em expansão no Canadá

Show full item record

Title: Watching the Northern Lights: o futebol enquanto negócio em expansão no Canadá
Author: Lopes, Thiago Mauer
Abstract: Este artigo pretende apresentar o modelo de futebol profissional da Canadian Premier League (CPL), liga de futebol fundada em 2017, no Canadá, e o perfil do público que essa atinge. Buscamos analisar se as estratégias do futebol enquanto negócio gerido pela liga canadense corresponde aos anseios e à compreensão do que o esporte é para o público local. Através de revisão bibliográfica levantamos o funcionamento do modelo norte-americano de gestão esportiva, formato utilizado para a prática esportiva profissional do Canadá, para então compreendermos a estrutura da Canadian Premier League e seu modelo de negócios. Utilizamos de questionário para elaborar o perfil do canadense simpatizante de futebol e sua visão a respeito do esporte. Por fim, chegamos à conclusão de que o futebol canadense, muito mais que um simples negócio, é uma ferramenta mercadológica de expressão comunitária em mercados esportivos de menor relevância, e que a CPL pode utilizar desse senso comunitário para manter o negócio viável e expandi-lo.This article aims to present the professional soccer model of the Canadian Premier League (CPL), a soccer league founded in 2017, in Canada, and the profile of the public it reaches. We seek to analyze if the strategies of football as a business, managed by the Canadian league, correspond to the expectations and understanding of the meaning of this sport for the local public. Through a literature review, we have raised the functioning of the North American model of sports management, format used for professional sports practice in Canada, so that we can understand the structure of the Canadian Premier League, and its business model. We used a questionnaire to draw up the profile of Canadian soccer sympathizers and their views on the sport. Finally, we concluded that Canadian soccer, more than a simple business product, is a marketing tool for community expression in less relevant sports markets, and that CPL can use this community sense to keep the business viable and even expand it.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/445
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789445.pdf 1.014Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account