Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Cinema e filosofia no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: promoção da formação humana integral

Show full item record

Title: Cinema e filosofia no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: promoção da formação humana integral
Author: Magarinus, Rodrigo
Abstract: Entende-se que a formação humana integral deve ser o objetivo maior de toda educação escolar. Por formação integral admite-se uma educação que contemple o desenvolvimento de todas as dimensões da existência humana e não apenas a aquisição de conhecimentos e habilidades técnicas e instrumentais, úteis para a laboralidade. Para tanto, acredita-se na necessidade de se promover práticas pedagógicas de ensino consoantes a esta proposta. Logo, o ensino de filosofia tem papel fundamental no desenvolvimento dos múltiplos aspectos a que se pretende em uma formação integral e, entre as diversas possibilidades de práticas pedagógicas para o ensino, o cinema se apresenta com grande potencial. Diante do exposto, a presente pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, procurou compreender os fundamentos e as bases conceituais das práticas pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com a finalidade de elaborar uma proposta de ensino para a filosofia, a partir do cinema, privilegiando assim, a promoção da formação humana integral no ensino médio integrado à educação profissional (EMIEP). Para tanto, o estudo se caracterizou como de natureza aplicada, do tipo exploratório, a partir de uma abordagem quali-quantitativa. Seu delineamento para a coleta e a análise dos dados compreendeu pesquisa bibliográfica, eletrônica e documental. Considerou-se o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul como o campo de atuação e o seu universo os professores da área de Filosofia que atuam no EMIEP. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line semi-estruturado. A análise das informações foram de conteúdo por categoria e descritiva dos dados. O produto educacional resultante da pesquisa consistiu em um conjunto de vídeos contendo análises filosóficas de filmes, direcionados a professores e estudantes, dispostos em um canal de vídeos na internet. O embasamento teórico que orientou a pesquisa abrangeu, além de autores que fundamentam por meio de uma perspectiva histórico-crítica a EPT e a formação humana integral, a concepção de filosofia a partir dos filósofos franceses Deleuze e Guattari e as implicações desta para o ensino de filosofia, sobretudo, a partir de Sílvio Gallo. Acredita-se que, com os resultados obtidos, foi possível disponibilizar às instituições de ensino da EPT um produto educacional, inscrito enquanto uma proposta de ensino, que permita incentivar a elaboração e a implementação de práticas pedagógicas que envolvam o cinema no ensino de filosofia, comprometidas com a formação integral dos estudantes.It is understood that integral human formation should be the main objective of all school education. By integral formation we mean an education that contemplates the development of all dimensions of human existence and not only the acquisition of technical and instrumental knowledge and skills, useful for labor. To this end, we believe in the need to promote teaching practices in accordance with this proposal. Therefore, the teaching of philosophy has a fundamental role in the development of the multiple aspects that are intended for an integral formation and, among the various possibilities of pedagogical practices for teaching, cinema presents itself with great potential. In view of the above, the present research, linked to the Post-Graduation Program in Professional and Technological Education, sought to understand the fundamentals and conceptual bases of pedagogical practices in Professional and Technological Education (EPT), with the purpose of elaborating a teaching proposal for philosophy, based on cinema, thus privileging the promotion of integral human formation in integrated high school to professional education (EMIEP). To this end, the study is of an applied, exploratory nature, based on a quali-quantitative approach. Its design for data collection and analysis comprised bibliographic, electronic and documentary research. The Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul was considered as the field of action and its universe the teachers of Philosophy who work at the EMIEP. The data were collected by means of an online semi-structured questionnaire. The analysis of the information was content analysis by category and descriptive data. The educational product resulting from the research consisted of a set of videos containing philosophical analysis of films, directed to teachers and students, available on a video channel on the internet. The theoretical background that guided the research included, besides the authors who base, through a critical-historical perspective, the EPT and the integral human formation, the conception of philosophy from the French philosophers Deleuze and Guattari and its implications for the teaching of philosophy, especially from Silvio Gallo. It is believed that, with the results obtained, it was possible to make available to the EPT teaching institutions an educational product, registered as a teaching proposal, that allows to encourage the elaboration and implementation of pedagogical practices that involve cinema in the teaching of philosophy, committed to the integral formation of the students.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/440
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789440.pdf 4.290Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account