Title: | Modelos de negócios contábeis: contador parceiro dos pequenos negócios |
Author: | Costa, Aline Marega da |
Abstract: |
No contexto brasileiro, as micro e pequenas empresas (MPEs) são a maioria das empresas no país. Sua representatividade impacta diretamente no desenvolvimento econômico e social do Brasil. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o empreendedorismo na contabilidade, identificando os novos modelos de negócios contábeis e como a utilização dos instrumentos e informações contábeis contribui para a gestão empresarial das micro e pequenas empresas. Para o alcance do objetivo da pesquisa buscou-se analisar nas bases de dados artigos científicos que falassem sobre o empreendedorismo na contabilidade, a contribuição que as informações contábeis fornecem para a gestão empresarial e se os novos modelos de negócios contábeis são voltados para os micro e pequenos negócios. Os resultados mostraram-se relevantes para o atingimento do objetivo deste estudo. Conclui-se que foi possível identificar que os fatores que estão pressionando e colaborando para o surgimento de novos Modelos de Negócios Contábeis são as tecnologias digitais e as pressões mercadológicas. Outrossim, o papel do profissional de Contabilidade como fonte de informações e aconselhamento empresarial para gestores de pequenas empresas vem sendo discutido na literatura internacional. Ademais, faz-se necessário que os empreendedores entendam as informações contábeis, pois é parte importante na estratégia empresarial. Com o suporte gerencial do contador a empresa poderá ter melhores condições de evitar falhas na gestão, ser mais sustentável e, assim, evitar o fechamento precoce do negócio. O Contador é, portanto, uma figura importante no aconselhamento gerencial aos empreendedores. In the Brazilian context, micro and small companies (MPEs) are the majority of companies in the country. Its representativeness directly impacts the economic and social development of Brazil. This research aims to analyze entrepreneurship in accounting, identifying new accounting business models and how the use of accounting instruments and information contribute to the business management of micro and small businesses. To achieve the research objective, we sought to analyze scientific articles in the databases that talked about entrepreneurship in accounting, the contribution that accounting information provides for business management and whether the new accounting business models are aimed at micro and small business. The results proved to be relevant for achieving the objective of this study. It is concluded that it was possible to identify that the factors that are pressing and contributing to the emergence of new Accounting Business Models are digital technologies and market pressures. Furthermore, the role of the Accounting professional as a source of information and business advice for small business managers has been discussed in international literature. Furthermore, it is necessary for entrepreneurs to understand accounting information, as it is an important part of business strategy. With the management support of the accountant, the company will be able to be better able to avoid management failures, be more sustainable and, thus, avoid the early closing of the business. The Accountant is, therefore, an important figure in the management advice to entrepreneurs. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/439 |
Date: | 2021 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
123456789439 | 686.0Kb |
View/ |
Texto completo |