Abstract:
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As constantes mudanças tecnológicas implicam adequações ao sistema educacional escolarizado. Diante disso, a presente pesquisa apresenta discussões acerca da formação de professores para o uso de recursos tecnológicos, sobretudo computadores, na graduação e, também, com relação ao uso desses recursos em sua prática pedagógica. O material de pesquisa foi composto a partir de questionários respondidos por professores que atuam na rede básica de ensino das cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi, na Serra Gaúcha. Além disso, foram analisadas as grades curriculares dos cursos de formação dos participantes da pesquisa, além de um questionário voltado aos coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática destas instituições e os pressupostos expostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A análise desse material nos leva ao entendimento de que, mesmo vinte anos após a publicação dos PCNs, a utilização de computadores e de ambientes informatizados na prática docente atual de professores de Matemática ainda é muito pouco expressiva. Os principais fatores evidenciados para essa defasagem são as limitações na formação e a infraestrutura precária das escolas em que esses docentes atuam. |