Abstract:
|
O trabalho dos professores que ensinam matemática nos três primeiros anos do Ensino Fundamental é complexo e significativo para os anos seguintes da formação escolar. Saber o que os docentes ensinam e como ensinam é fundamental para auxiliá-los na manutenção das boas práticas ou no aprimoramento de metodologias de ensino. Através da pesquisa participante, que é exploratória sob uma abordagem qualitativa, foram rea-lizadas entrevistas com professoras alfabetizadoras da rede pública municipal de Bento Gonçalves, RS. A partir das respostas aos questionamentos é possível perceber como elas atuam com seus alunos e relacionar sua prática aos documentos norteadores da educação nacional e a pesquisas na área da educação que podem contribuir para o apri-moramento das metodologias de ensino. A partir do reconhecimento dos materiais sobre aprendizagem, planos educacionais consolidados, estudos publicados sobre ensino e aprendizagem matemática e, sobretudo, da escuta das experiências dos professores compreende-se como se dá o processo de Alfabetização Matemática e as possibilidades de melhorar cada vez mais a Educação Básica Nacional. Alguns professores aproveitam as formações continuadas oferecidas e utilizam os materiais disponíveis, outros buscam formas de incentivar seus alunos de formas não convencionais, e outros ainda podem descobrir novos caminhos quando se propuserem a enfrentar os desafios do ensino. |