Abstract:
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É sabido que os alunos já chegam à sala de aula munidos com uma série de ideias próprias acerca do assunto que será aprendido. Levar em conta os conhecimentos prévios dos alunos representa um dos aspectos mais importantes no processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de verificar a potencialidade dos conhecimentos prévios dos alunos em problemas de contagem, foi realizado um estudo de caso com alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Garibaldi (RS). Por meio da metodologia da resolução de problemas, em Análise Combinatória, é possível desenvolver o conteúdo de tal forma que o aluno consiga montar estratégias, dar significado e reconhecer diferenças entre conceitos. Sem o uso de fórmulas o aluno compreende os conceitos abordados e pode apropriar-se do pensamento lógico desenvolvendo estratégias, gerando assim um aproveitamento satisfatório e um conhecimento significativo em relação ao conteúdo, de suma importância, que fora abordado. Os alunos sentem satisfação ao perceberem que resolvem os problemas propostos de forma correta e que suas estratégias, procedimentos e pensamentos vão de encontro ao resultado do que fora proposto. |