Abstract:
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Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento (elaboração, implementação e avaliação) de atividades prático-experimentais em aulas de Física para o Ensino Médio. Para tal, partimos da emergente necessidade de superação simultânea do modelo tradicional de aulas para a disciplina da Física, pautado na memorização mecânica de fórmulas matemáticas para a resolução de exercícios, e do modelo roteirizado para o laboratório didático de Física, descrição de etapas a serem seguidas para uma reprodução fiel de experimentos científicos. Assim, nossa intervenção didática proposta para esta pesquisa foi norteada por uma concepção problematizadora da educação, pautada no discurso multivocal e univocal. Do ponto de vista metodológico, adotamos uma abordagem naturalista de pesquisa, de modo a reunirmos dados de natureza linguística, enunciados escritos pelos estudantes, para analisá-los segundo a proposta do Círculo de Bakhtin. Isto posto, realizamos nossa intervenção em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual do município de Garibaldi, estado do Rio Grande do Sul. Do mais, elaboramos nossas ações pedagógicas levando em conta tanto o contexto escolar da instituição de ensino, quanto os conhecimentos prévios dos estudantes para realizarmos atividades prático-experimentais. De modo geral, nossos resultados iniciais indicam que nossa proposta didática possui grande potencial para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Em especial, no sentido de promovermos um ambiente dialógico durante o todo de nossa intervenção didática. |