Abstract:
|
A Modelagem Matemática como metodologia de ensino configura-se como uma das tendências contemporâneas de Educação Matemática. No entanto, esta metodologia ainda não é suficientemente conhecida pela maioria dos professores que atuam na educação básica e, com isso, acabam confundindo com outras metodologias. Diante disso, a pesquisa que permeia a escrita desse texto, objetivou identificar quais as concepções dos professores sobre este tema e verificar se estas concepções estão de acordo com a teoria defendida pelos principais autores e pesquisadores desta área. A estrutura de pesquisa baseou-se na análise de respostas coletadas por meio de um questionário direcionado a professores de matemática da educação básica com questões que traziam situações de Modelagem Matemática. Foram utilizadas questões fechadas, nas quais as alternativas traziam oito opções de tendências contemporâneas de educação matemática. A análise do material de pesquisa mostrou que a Modelagem Matemática, como é apresentada pelos principais autores, é uma temática pouco clara para os professores pesquisados. Além disso, analisando os egressos de quatro instituições diferentes de ensino, foi possível observar que aqueles que contemplam disciplinas sobre este tema, apresentaram maior número de respostas corretas. Desse modo, a pesquisa nos levou ao entendimento de que a Modelagem Matemática, como metodologia de ensino, defendida pelos principais autores da área, é uma realidade distante da prática e carece de formação específica para que possa ser implementada na prática docente. |