Abstract:
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o artigo visa analisar o potencial pedagógico do uso de materiais concretos no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como suas contribuições para uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos. Utilizou-se a pesquisa-ação como referência para a intervenção nesse trabalho. A coleta de dados foi realizada através de: a) observação e do registro das práticas desenvolvidas em aula com materiais concretos, b) revisão bibliográfica e reflexões acerca das experiências vividas nos encontros. As atividades foram realizadas se utilizando de jogos, vídeos, histórias, músicas, material dourado e escala cuisenaire. Inicialmente, os alunos podiam explorar livremente os materiais utilizados em aula, depois eram realizadas atividades dirigidas, através de discussões, levantamento de hipóteses e o manuseio dos materiais, o pesquisador era o mediador do processo. A dinâmica das aulas priorizou trabalhos em grupos, observou-se que os estudantes trocavam informações, experiências, incentivos, ajuda mútua, respeito ao próximo, e, através do diálogo, sanavam dúvidas e construíam novos conhecimentos. Os resultados indicam que o uso desses materiais possibilita, de maneira concreta, a assimilação dos conteúdos abordados, o aluno consegue relacionar a teoria e a prática de forma lúdica. Esse uso também proporciona uma reflexão crítica sobre a prática educativa do docente, importante para o seu crescimento e aperfeiçoamento das aulas. Espera-se que essas reflexões contribuam para os profissionais da educação que desejam discutir ou vivenciar novas práticas educativas em sala de aula, tornando as aulas de matemática mais atrativas e práticas. |