Title: | O foco principal são as pessoas que estão dentro da escola: a gestão escolar e o trabalho em equipe |
Author: | Lorenz, Ruth Flores |
Abstract: |
Esta pesquisa, teórico-exploratória, analisa o tema da Gestão Escolar a partir das contribuições que os conceitos de trabalho em equipe e democracia podem fornecer à prática da gestão, em conjunto com respostas de gestoras dadas em entrevistas semiestruturadas. Considera a gestão escolar brasileira como decorrente de uma construção social e histórica, e por isso, entremeada por diferentes práticas e paradigmas, que acarretaram no enfraquecimento da proposta de gestão democrática. A partir da compreensão do paradigma de gestão escolar (LÜCK, 1997, 2009, 2013) e da democracia atual, procura encontrar meios de promover uma gestão de qualidade através do trabalho em equipe (MOSCOVICI, 1997; WEBER, GRISCI, 2010; CHIAVENATO, 2015), proposto como resposta às lacunas práticas da gestão democrática. Constata que o trabalho em equipe conversa com os fundamentos democráticos necessários à gestão, pois promove uma gestão compartilhada, baseada na responsabilidade de todos pela realização dos objetivos comuns. Este processo pode acontecer por meio de uma promoção de cultura organizacional (ROBBINS, 2005; LIBÂNEO, OLIVEIRA, TOSHI, 2012) que modifique atitudes e pensamentos, formando uma identidade. Esta pesquisa analisa também a experiência de gestoras de escolas estaduais da região da Serra Gaúcha, a partir de suas compreensões de trabalho em equipe e gestão democrática. Considerando a cultura organizacional das comunidades em que se inserem, as gestoras demonstram uma gestão que envolva e responsabilize a comunidade escolar pode acontecer respeitando-se a cultura de cada lugar. Considerando que a cultura organizacional é promovida pelas pessoas que compõem uma instituição, e que atitudes podem ser mudadas, a proposta de trabalho em equipe se torna uma sugestão metodológica para as práticas de gestão escolar brasileira. This theoretical-exploratory research analyzes the theme of School Management based on the contributions that the concepts of teamwork and democracy can provide to the management practice, amongst the answers of directors in semistructured interviews. It considers Brazilian school management as a result of a social and historical construction, and therefore, interweave by different practices and paradigms, which caused the weakening of the proposal of democratic management. From the understanding of the school management paradigm (LÜCK, 1997, 2009, 2013) and actual democracy, it seeks to find ways to promote quality management through teamwork (MOSCOVICI, 1997, WEBER, GRISCI, 2010, CHIAVENATO, 2015), proposed as a response to the practical gaps in democratic management. It notes that teamwork speaks with the democratic foundations necessary for management, for promotes shared management, based on everyone's responsibility for achieving common goals. This process can happen through an organizational culture promotion (ROBBINS, 2005; LIBÂNEO, OLIVEIRA, TOSHI, 2012) that modifies attitudes and thoughts, forming an identity. This research also analyzes the experience of managers of state schools in the region of Serra Gaúcha, based on their understanding of teamwork and democratic management. Considering the organizational culture of the communities where they are inserted, the managers demonstrate that a management that involves and makes responsible the school community can happen respecting the culture of each place. Considering that the organizational culture is promoted by the people who compose an institution, and that attitudes can be changed, the proposal of teamwork becomes a methodological suggestion for Brazilian school management practices. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/340 |
Date: | 2019 |
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123456789340.pdf | 530.1Kb |
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