Title: | A gestão escolar e a educação inclusiva: um estudo de caso de uma escola de educação infantil do município de São Sebastião do Caí |
Author: | Flores, Lucênia Maria Müller |
Abstract: |
O presente estudo tem, como proposta, um estudo de caso sobre o papel do professor, como gestor das atividades de sala de aula, e da equipe diretiva, que atua na gestão escolar, em relação à Educação Inclusiva numa escola de Educação Infantil do município de São Sebastião do Caí – RS. Esta escola foi escolhida por atender a mais de um aluno com necessidades educativas especiais comprovado por laudo. A pesquisa procura investigar as maneiras pelas quais a gestão escolar conduz os casos de alunos com necessidades educativas especiais que ocorrem dentro da escola. O principal instrumento para levantamento de dados, além da observação direta do ambiente, foram as entrevistas individuais e semiestruturadas com o diretor da escola de Educação Infantil, dois professores que atendem a turmas com alunos de inclusão na escola pesquisada e dois familiares, mais precisamente, mães dos alunos de inclusão. Os dados coletados, incluindo a fundamentação teórica, foram analisados e organizados em categorias, sendo elas: a história da Educação Infantil no Brasil, a inclusão nas escolas de Educação Infantil, gestão escolar de espaços educativos, procedimentos metodológicos, a análise dos dados e a construção das informações. O referencial teórico que guiou as reflexões acerca da fundamentação baseado em autores como: Mendes (2015), Pascoal e Machado (2009), Brasil (2006), Biaggi (2007), Carneiro (2011) e Sebastiani (2003). A partir deste estudo, foi possível verificar que a inclusão ainda desperta angústia e apreensão, tanto nos professores quanto nos gestores, pois os mesmos se sentem despreparados e desamparados pelas Secretarias de Educação, revelando a necessidade urgente de apoio e formação adequada para o atendimento de crianças com necessidades educativas especiais. The present study has, as a proposal, a case study about the role of the teacher, as manager of the classroom activities, and of the management team, that acts in the school management, in relation to Inclusive Education in a School of Early Childhood Education in the municipality of São Sebastião do Caí – RS. This school was choosing because attending to more than one student with special educational needs evidenced by award. The research seeks to investigate the ways in which school management leads the cases of pupils with special educational needs that occur within the school. The main instrument for data collection, besides the direct observation of the environment, were the individual and semi-structured interviews with the director of the School of Early Childhood Education, two teachers attending classes with students of inclusion in the school researched and two relatives, mothers of inclusion students. The data collected, including the theoretical basis, were analyzed and organized into categories, such as: the history of Early Childhood Education in Brazil, the inclusion in schools of Early Childhood Education, school management of educational spaces, methodological procedures, data analysis and construction of information. The theoretical reference that guided the reflections about the fundamentally based on authors such as: Mendes (2015), Pascoal and Machado (2009), Brazil (2006), Biaggi (2007), Carneiro (2011) and Sebastiani (2003). From this study, it was possible to verify that the inclusion still arouses anguish and apprehension, both in the teachers and in the managers, as they feel unprepared and abandoned by the Secretariats of Education, revealing the urgent need for adequate support and training for the care of children with special educational needs. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/332 |
Date: | 2019 |
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123456789332.pdf | 430.9Kb |
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