Title: | A ação dos gestores e coordenadores pedagógicos na educação: tecendo caminhos para reflexão |
Author: | Werner, Fabiane Maria |
Abstract: |
Trata-se de Trabalho de Conclusão de Curso que propõe analisar as ações de gestores (diretores) e da supervisão escolar (supervisores/coordenadores) e suas formas de contribuição para promover a qualidade efetiva do fazer pedagógico nas escolas pesquisadas. Dentre os objetivos, destaca-se a identificação dos princípios norteadores da gestão destas escolas, bem como, a compreensão do que os sujeitos pesquisados possuem sobre o papel da direção e da supervisão/coordenação escolar, indagando a relação entre esses sujeitos: professor x supervisão x direção. Esta pesquisa reuniu informações sobre as funções e práticas de três diretoras, três supervisoras e quatro professores, dentre três escolas de uma rede municipal de ensino, em um município do Vale do Caí - RS. A empiria está composta por dados qualitativos de caráter exploratório e descritivo, resultantes dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas participantes e de respostas obtidas através de entrevistas semiestruturadas. A problematização teórica se pauta em autores pesquisadores na área de Gestão e Supervisão Escolar, em especial, Isabel Alarcão, José Carlos Libâneo, Heloísa Lück, Antonia da Silva Medina, Vitor Henrique Paro e Mary Rangel. Os resultados coletados permitem afirmar que a capacitação permanente e a formação pedagógica dos gestores escolares potencializam o trabalho em equipe a ser desenvolvido nas escolas, além de confirmar a importância da gestão democrática, que visa proporcionar momentos de discussão e reflexão, na qual todos os membros da comunidade escolar participam ativamente da tomada de decisões, sem temer consequências ou retaliações. Deste modo, a atividade exercida pela direção escolar constitui-se em um compromisso político, coletivo e pedagógico e o papel da supervisão escolar torna-se especialmente significativo na relação entre professores e alunos, bem como, na socialização de saberes. As narrativas analisadas contribuem para a reflexão sobre o trabalho de gestores escolares desenvolvido em determinadas instituições escolares e auxiliam no questionamento relacionado às funções de cada cargo, observando que quando atitudes são realizadas de forma equivocada, não possibilitam alcançar os objetivos e resultados almejados na área da educação. This study is a final paper that has the porpose to analyze and problematize the actions of school managers (principals) and school supervision (supervisors / coordinators) and how they contribute to promote the quality of pedagogical practice. Among the objectives, it is highlighting the identification of the guiding principles of the management of researched schools, as well as the comprehension of what the researched one has about the role of school direction and supervision / coordination, asking the relationship between these people: teacher x supervisors x principals. This research joined information about the work and practices of three principals, three supervisors and four teachers, from three schools of a city‟s school system, in a city of Vale do Caí - RS. The empiric is composed by qualitative exploratory and descriptive data, resulting from the Projeto Político Pedagógico the schools and answers obtained through semi-structured interviews. The theoretical problematization is based on researched authors in the area of School Management and Supervision, in particular, Isabel Alarcão, José Carlos Libane, Heloísa Lück, Antonia da Silva Medina, Vitor Henrique Paro and Mary Rangel. The results collected allow us to affirm that the permanent training and pedagogical study of school managers optimize the teamwork to be developed in schools, besides the importance of democratic management, which aims to provide moments of discussion and reflection, in which all members of the school community participate in decisionmaking without fear of consequences. Thus, the activity exercised by the school principals constituting a political, union and pedagogical commitment and the role of school supervision becomes especially significant in the relationship between teachers and students, as well as in the socialization of knowledge. The narratives analyzed contribute to the reflection on the work of school principals managers developed in school institutions and help in the questioning related to the functions of each position, observing that when attitudes are performed in the wrong way, they do not allow to achieve the objectives and results desired in the area of education. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/330 |
Date: | 2019 |
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123456789330.pdf | 572.8Kb |
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