Title: | A gestão escolar e a educação infantil: processos e participação |
Author: | Pinheiro, Claudia Daiana |
Abstract: |
O presente trabalho tem por objetivo analisar de que forma as gestoras da rede municipal de Educação Infantil do município de São Sebastião do Caí percebem a participação das crianças no processo de gestão. A pesquisa foi realizada através de questionários enviados às gestoras das escolas de Educação Infantil do município de São Sebastião do Caí, resultando no retorno de sete questionários de um total de nove gestoras. A partir deles busca-se analisar as respostas das gestoras a fim de identificar o quão presente na Educação Infantil é a participação das crianças no processo de gestão escolar, os problemas e as dificuldades deste processo. Foi possível identificar a dificuldade de trabalhar com a participação infantil dentro da gestão escolar em muitos casos por falta de informação e de formação dos gestores. Dentro dessa esfera fica clara a necessidade e a importância de se trabalhar a participação infantil não somente com as crianças, mas principalmente com os gestores, pois, são eles que vêm à frente para proporcionar ambientes de participação na Educação Infantil. A participação infantil dentro do ambiente escolar é o primeiro passo para uma educação voltada para a cidadania, onde as crianças aprendem a pensar individualmente e no coletivo, a pensar criticamente, a resolver problemas, a viver em sociedade respeitando seus deveres, mas fazendo valer os seus direitos como crianças e principalmente como cidadãos, e a escola, os professores e os gestores são os principais atores na introdução destas crianças dentro deste processo de participação infantil. The objective of this study is to analyze how the managers of the municipal Kindergarten in the municipality of São Sebastião do Caí perceive the participation of children in the management process. The research was carried out through questionnaires sent to the managers of the schools of Kindergarten in the municipality of São Sebastião do Caí, resulting in the return of seven questionnaires from a total of nine managers. From these, the aim was to analyze the answers of the managers in order to identify how present in Kindergarten is the participation of children in the School Management process, the problems and difficulties of this process. It was possible to identify the difficulty of working with child participation within School Management in many cases due to lack of information and training of managers. Within this sphere, it is clear the need and importance of working with children, not only with children, but especially with managers, because it is they who come forward to provide environments for participation in kindergarten. Child participation within the school environment is the first step towards citizenship education, where children learn to think individually and collectively, to think critically, to solve problems, to live in society respecting their duties, but their rights as children and mainly as citizens, and school, teachers and managers are the main actors in the introduction of these children into this process of child participation. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/292 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
123456789292.pdf | 625.5Kb |
View/ |
Texto completo |