Title: | Regimento escolar: possibilidade de construção coletiva na educação infantil |
Author: | Lermen, Cláudia |
Abstract: |
Esta pesquisa buscou entender o regimento escolar como uma ferramenta de pesquisa e embasamento para as práticas docentes na educação infantil. O trabalho caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sendo que o referencial teórico que estabeleceu as reflexões sobre a Educação Infantil e o regimento escolar foi fundamentado nos seguintes autores: Arroyo (2001), Bana (2010), Craydy (1998), Fochi (2013), Gomes e Bairros (2009), Libâneo (1994), Moraes (2004), Watanebe (1999) e Wolf (2007). A pesquisa possibilitou entender o documento, num processo e numa construção democrática coletiva. Compreendendo também a sua relevância para e a organização administrativa e pedagógica da escola. Para, além disso, apresentou o regimento escolar como uma estrutura que operacionaliza e fundamenta as reais necessidades do cotidiano escolar. This research sought to understand the school regiment as a research tool and basis for teaching practices in early childhood education. The work was characterized as a qualitative bibliographical research, and the theoretical reference that established the reflections on Early Childhood Education and the school regiment was based on the following authors: Arroyo (2001), Bana (2010), Craydy (1998),Fochi (2013), Gomes and Bairros (2009), Libâneo (1994), Moraes (2004), Watanebe (1999) and Wolf (2007). The research made it possible to understand the document, in a process and in a collective democratic construction. Understanding also its relevance to and the administrative and pedagogical organization of the school. In addition, he presented the school regiment as a structure that operationalizes and substantiates the real needs of everyday school. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/277 |
Date: | 2017 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
123456789277.pdf | 408.2Kb |
View/ |
Texto completo |