Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A relação afetiva no processo de ensino e sua influência na aprendizagem

Show simple item record

dc.contributor.advisor Crespi, Livia pt_BR
dc.contributor.author Brancher, Rafaela Zardo pt_BR
dc.date.accessioned 2025-03-10T17:11:42Z
dc.date.available 2025-03-10T17:11:42Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1945
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo investigar as influências da relação entre professor e alunos no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico de trabalhos acadêmicos, considerando um recorte temporal dos últimos dez anos e como base de dados os repositórios da Capes e SciELO. No que diz respeito ao referencial teórico, autores como Cammarota, Bevilaqua e Izquierdo (2008), Cunha (2009), Lent (2010), Oliveira (1995), Vygotsky (1998, 2003, 2004), Wadsworth (1993) e Wallon (1999) serviram de apoio para a escrita deste trabalho. Através deste estudo identificou-se que as relações afetivas positivas são um fator essencial para a motivação, para o engajamento e para o desempenho dos estudantes. Ademais, constatou-se que um ambiente de aprendizado emocionalmente seguro e acolhedor contribui para o desenvolvimento integral dos alunos pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.title A relação afetiva no processo de ensino e sua influência na aprendizagem pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2024 pt_BR
dc.degree.local Farroupilha, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Pedagogia pt_BR
dc.degree.department Campus Farroupilha pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891945.pdf 217.8Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account