dc.contributor.advisor | Crespi, Livia | pt_BR |
dc.contributor.author | Brancher, Rafaela Zardo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-10T17:11:42Z | |
dc.date.available | 2025-03-10T17:11:42Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.uri | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1945 | |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo investigar as influências da relação entre professor e alunos no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico de trabalhos acadêmicos, considerando um recorte temporal dos últimos dez anos e como base de dados os repositórios da Capes e SciELO. No que diz respeito ao referencial teórico, autores como Cammarota, Bevilaqua e Izquierdo (2008), Cunha (2009), Lent (2010), Oliveira (1995), Vygotsky (1998, 2003, 2004), Wadsworth (1993) e Wallon (1999) serviram de apoio para a escrita deste trabalho. Através deste estudo identificou-se que as relações afetivas positivas são um fator essencial para a motivação, para o engajamento e para o desempenho dos estudantes. Ademais, constatou-se que um ambiente de aprendizado emocionalmente seguro e acolhedor contribui para o desenvolvimento integral dos alunos | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | A relação afetiva no processo de ensino e sua influência na aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.degree.grantor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.level | Graduação | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.local | Farroupilha, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.department | Campus Farroupilha | pt_BR |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
1234567891945.pdf | 217.8Kb |
View/ |
Texto completo |