dc.contributor.advisor |
Villarroel, Márcia Amaral Corrêa Ughini |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Okuyama, Fábio Yoshimitsu |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Graziela Triches da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2025-02-07T19:56:08Z |
|
dc.date.available |
2025-02-07T19:56:08Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1925 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No contexto da pandemia de Covid-19, em 2020, as aulas presenciais na educação básica do
estado do Rio Grande do Sul foram suspensas, levando à adoção de modalidades remotas com
o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Tal adaptação
demandou uma reconfiguração das práticas pedagógicas e revelou desafios relacionados ao
letramento digital dos professores, habituados a práticas predominantemente presenciais. Esta
pesquisa investigou como o processo formativo da SEDUC-RS, denominado “Letramento
Digital para o Ensino Híbrido”, contribuiu para ampliar os níveis de letramento digital e
qualificar o uso das TDICs na prática pedagógica dos docentes durante o período pandêmico. O estudo teve como objetivo geral investigar o processo de letramento digital entre os
educadores que atuaram nas escolas estaduais, na cidade de Cachoeirinha, durante o período
de ensino remoto, analisando a utilização e integração das Tecnologias Digitais de Informação
e Comunicação dentro de sua prática pedagógica. De abordagem qualitativa, natureza
aplicada e finalidade exploratória, a pesquisa utilizou análise documental, questionários
online e entrevistas semiestruturadas com os professores. Os dados foram analisados por meio
de análise descritiva e análise de conteúdo, conforme Bardin (2016), identificando três
categorias principais: "Uso e Adaptação às TDICs antes e durante a Pandemia", "Desafios e
Formação no Desenvolvimento do Letramento Digital no Ensino Remoto" e "Perspectivas
para o Futuro: Letramento Digital e Capacitação". Os resultados desse estudo apontaram que, embora a pandemia tenha imposto desafios sem precedentes ao sistema educacional, ela
também introduziu o uso das TDICs nas práticas pedagógicas de muitos docentes. Assim
como, o processo formativo promovido pela SEDUC-RS, desempenhou um papel
significativo na ampliação do letramento digital dos docentes durante o período de ensino
remoto. Entretanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a capacitação em
letramento digital seja efetiva. Para tanto, faz-se necessário a implementação de formações
iniciais e continuadas em letramento digital docente, com o intuito de ressignificar as práticas
pedagógicas no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Além disso, é
essencial o desenvolvimento de políticas públicas que garantam o acesso e a implementação
de infraestrutura digital nas instituições públicas de ensino. Como produto deste estudo, foi
elaborado um Guia Digital para Professores e Gestores: Estratégias e Reflexões para o
Letramento Digital no Ensino, com o objetivo de fornecer estratégias práticas e reflexões
teóricas que auxiliem professores e gestores a enfrentar os desafios relacionados ao
letramento digital docente. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In the context of the Covid-19 pandemic in 2020, face-to-face classes in basic education in the
state of Rio Grande do Sul were suspended, leading to the adoption of remote modalities
using Digital Information and Communication Technologies. This adaptation required a
reconfiguration of pedagogical practices and revealed challenges related to the digital literacy
of teachers, who were accustomed to predominantly face-to-face practices. This research
investigated how the training process of SEDUC-RS, “Digital Literacy for Hybrid Teaching”, contributed to expanding digital literacy levels and improving the use of TDICs in the
pedagogical practice of teachers during the pandemic period. The study aimed to analyze the
digital literacy process of teachers from state schools in Cachoeirinha in remote teaching, focusing on the use and integration of TDICs in their pedagogical practices. With a qualitative
approach, applied nature and exploratory purpose, the research used documentary analysis, online questionnaires and semi-structured interviews with six teachers. The data were
analyzed through descriptive analysis and content analysis, as outlined by Bardin (2016), identifying three main categories: “Use and Adaptation to Digital Information and
Communication Technologies before and during the Pandemic”, “Challenges and Training in
Developing Digital Literacy in Remote Teaching”, “Future Perspectives: Digital Literacy and
Training”. The findings of this study indicated that, although the pandemic imposed
unprecedented challenges on the educational system, it also introduced the use of Digital
Technologies in the pedagogical practices of many teachers. Similarly, the training program
promoted by SEDUC-RS played a significant role in enhancing teachers' digital literacy
during the period of remote learning. However, there remains a long path to ensuring that
digital literacy training is truly effective. To this end, it is necessary to implement both initial
and ongoing training programs focused on teachers' digital literacy, aiming to redefine
pedagogical practices involving the use of Digital Information and Communication
Technologies. Furthermore, the development of public policies that ensure access to and
implementation of digital infrastructure in public educational institutions is essential. As a
product of this study, a Digital Guide for Teachers and Administrators: Strategies and
Reflections for Digital Literacy in Teaching was developed, with the purpose of providing
practical strategies and theoretical reflections to help teachers and administrators address the
challenges related to digital literacy for teachers. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Informática na Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.title |
Letramento digital docente: desafios e práticas pedagógicas dos professores da rede estadual em Cachoeirinha-RS, no contexto do ensino remoto emergencial (2020-2021) |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado |
pt_BR |
dc.degree.date |
2024 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Porto Alegre, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Informática na Educação |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Porto Alegre |
pt_BR |