dc.description.abstract |
A pandemia de Covid-19 transformou profundamente o ensino de Matemática, exigindo uma
urgente adequação para o ensino remoto. Este estudo justificou-se pela necessidade de
compreender as práticas docentes nesse contexto, considerando o impacto das tecnologias
digitais. O problema central investigado foi: Quais tecnologias digitais 5 foram utilizadas pelos
professores para o ensino de matemática no ensino médio durante a pandemia de Covid-19,
aspectos positivos e limitações? Para responder ao problema proposto a pesquisa objetivou
investigar, a partir do estudo e análise de publicações em periódicos científicos, as tecnologias
digitais no ensino de Matemática durante o período de pandemia, avaliando suas
potencialidades e fragilidades conforme os resultados das pesquisas. Através de um estudo de
revisão bibliográfica buscou-se identificar as tecnologias empregadas, analisar os desafios
enfrentados e categorizar as práticas adotadas. A pesquisa, de caráter qualitativo, bibliográfico
e descritivo, baseou-se na análise de 28 trabalhos acadêmicos, que resultaram da busca através
dos operadores booleanos e aplicação de critérios de exclusão. Os resultados foram organizados
em duas categorias: desafios e dificuldades enfrentadas pelos professores durante o ensino
remoto e processos, recursos e metodologias de ensino aprendizagem desenvolvidas durante o
ensino remoto. Esses achados reforçam a importância de investimentos em formação docente,
infraestrutura tecnológica e metodologias inovadoras para melhorar a educação em tempos de
crise. |
pt_BR |