Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Recursos didáticos e estratégias metodológicas utilizadas no ensino de matemática do ensino médio durante a pandemia de Covid-19

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gabbi, Angéli Cervi pt_BR
dc.contributor.advisor Sestari, Fabiane Beatriz pt_BR
dc.contributor.author Bertinato, Graziele pt_BR
dc.date.accessioned 2025-01-22T17:34:26Z pt_BR
dc.date.available 2025-01-22T17:34:26Z pt_BR
dc.date.issued 2024 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1896
dc.description.abstract A pandemia de Covid-19 transformou profundamente o ensino de Matemática, exigindo uma urgente adequação para o ensino remoto. Este estudo justificou-se pela necessidade de compreender as práticas docentes nesse contexto, considerando o impacto das tecnologias digitais. O problema central investigado foi: Quais tecnologias digitais 5 foram utilizadas pelos professores para o ensino de matemática no ensino médio durante a pandemia de Covid-19, aspectos positivos e limitações? Para responder ao problema proposto a pesquisa objetivou investigar, a partir do estudo e análise de publicações em periódicos científicos, as tecnologias digitais no ensino de Matemática durante o período de pandemia, avaliando suas potencialidades e fragilidades conforme os resultados das pesquisas. Através de um estudo de revisão bibliográfica buscou-se identificar as tecnologias empregadas, analisar os desafios enfrentados e categorizar as práticas adotadas. A pesquisa, de caráter qualitativo, bibliográfico e descritivo, baseou-se na análise de 28 trabalhos acadêmicos, que resultaram da busca através dos operadores booleanos e aplicação de critérios de exclusão. Os resultados foram organizados em duas categorias: desafios e dificuldades enfrentadas pelos professores durante o ensino remoto e processos, recursos e metodologias de ensino aprendizagem desenvolvidas durante o ensino remoto. Esses achados reforçam a importância de investimentos em formação docente, infraestrutura tecnológica e metodologias inovadoras para melhorar a educação em tempos de crise. pt_BR
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Matemática (Ensino médio) pt_BR
dc.subject COVID-19 pt_BR
dc.title Recursos didáticos e estratégias metodológicas utilizadas no ensino de matemática do ensino médio durante a pandemia de Covid-19 pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2024 pt_BR
dc.degree.local Ibirubá, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.degree.department Campus Ibirubá pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891896.pdf 349.3Kb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account