Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Educação de usuários na biblioteca universitária: desenvolvimento e avaliação de um guia interativo digital para promover o uso da Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS

Show simple item record

dc.contributor.advisor Loureiro, Carine Bueira pt_BR
dc.contributor.author Bott, Sheila Irribarem De Mello pt_BR
dc.date.accessioned 2025-01-20T20:26:30Z
dc.date.available 2025-01-20T20:26:30Z
dc.date.issued 2024 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1889 pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa trata sobre a função educativa de bibliotecas, desempenhada por meio da educação de usuários, atividade desenvolvida para ensinar os usuários de bibliotecas a utilizar seus recursos informacionais, orientando-os para um melhor uso de seus produtos e serviços e desenvolvendo habilidades de busca e uso da informação. Este estudo se insere em um contexto caracterizado pela cultura digital e pelo uso crescente das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Tem como tema a educação de usuários para promover o uso da Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS, justificando-se por sua relevância, considerando o problema de subutilização da biblioteca, partindo-se do pressuposto que a subutilização é motivada pelo despreparo, pela falta de hábito em frequentá-la e também pelo desconhecimento dos serviços e produtos que ela oferece. Parte do seguinte problema de pesquisa: Como potencializar o uso da Biblioteca do Instituto de Artes por meio de um guia interativo digital, visando a educação dos usuários para a cultura digital? Para responder a essa questão, o objetivo geral é desenvolver e avaliar um produto educacional voltado à educação dos usuários da Biblioteca do Instituto de Artes, verificando seu potencial para promover seu uso consciente e autônomo e identificar pontos para melhoria. A metodologia utilizada é baseada em uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. O produto educacional desenvolvido foi um guia interativo digital, com informações sobre a biblioteca e orientações para seu uso. O guia interativo é uma ferramenta digital que integra tecnologia e educação para promover o uso da biblioteca por meio da educação dos usuários, alinhando-se ao Mestrado em Informática na Educação ao oferecer uma solução inovadora para aprimorar o processo de aprendizagem informal. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, visando avaliar a eficácia do produto educacional e identificar possíveis melhorias. A partir dos dados obtidos conclui-se que o produto educacional tem potencial para promover o uso da biblioteca, melhorar a percepção dos usuários sobre seus serviços e produtos, além de incentivar uma mudança de comportamento em relação à utilização da biblioteca. pt_BR
dc.description.abstract La presente investigación trata sobre la función educativa de las bibliotecas, desempeñada a través de la formación de usuarios, una actividad desarrollada para enseñar a los usuarios de bibliotecas a utilizar sus recursos informacionales, orientándolos hacia un mejor uso de sus productos y servicios y desarrollando habilidades de búsqueda y uso de la información. Este estudio se enmarca en un contexto caracterizado por la cultura digital y el uso creciente de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TICs). El tema central es la formación de usuarios para promover el uso de la Biblioteca del Instituto de Artes de UFRGS, y su justificación se basa en la relevancia del tema, considerando el problema de subutilización de la biblioteca, bajo el supuesto de que dicha subutilización es motivada por la falta de preparación, la falta de hábito de frecuentarla y también el desconocimiento de los servicios y productos que ofrece. La investigación parte de la siguiente pregunta de investigación: ¿¿Cómo potenciar el uso de la Biblioteca do Instituto de Artes a través de una guía interactiva digital, orientada a la educación de los usuarios para la cultura digital? Para responder a esta pregunta, el objetivo general es desarrollar y evaluar un proyecto educativo dirigido a la educación de los usuarios de la Biblioteca do Instituto de Artes, verificando su potencial para promover su uso consciente y autónomo, e identificar puntos de mejora. La metodología utilizada se basa en una investigación exploratoria, con un enfoque cualitativo y de naturaleza aplicada. El proyecto educativo desarrollado fue una guía interactiva digital, con información sobre la biblioteca y orientaciones para su uso. La guía interactiva es una herramienta digital que integra tecnología y educación para promover el uso de la biblioteca a través de la formación de los usuarios, alineándose con el Máster en Informática na Educação al ofrecer una solución innovadora para mejorar el proceso de aprendizaje informal. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas semiestructuradas, con el fin de evaluar la eficacia del proyecto educativo e identificar posibles mejoras. A partir de los datos obtenidos se concluye que el proyecto educativo tiene el potencial de promover el uso de la biblioteca, mejorar la percepción de los usuarios sobre sus servicios y productos, además de fomentar un cambio de comportamiento en relación con la utilización de la biblioteca. spa
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Informática na Educação pt_BR
dc.title Educação de usuários na biblioteca universitária: desenvolvimento e avaliação de um guia interativo digital para promover o uso da Biblioteca do Instituto de Artes da UFRGS pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Mestrado pt_BR
dc.degree.date 2024 pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Informática na Educação pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891889.pdf 12.33Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account