Abstract:
|
Esta dissertação tem como objetivo analisar como a disciplina de marketing é abordada no ensino técnico em administração subsequente, no formato de educação a distância (EAD) da instituição de ensino do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC), utilizando a perspectiva da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A teoria enfatiza a consideração dos conhecimentos prévios e experiências do aluno, buscando uma aprendizagem mais condizente com sua realidade, interessante e significativa para cada indivíduo. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas análises da proposta pedagógica curricular (PPC) disponível na instituição de ensino, bem como a aplicação de questionários aos coordenadores e professores do curso técnico em administração a distância, que ministram ou já ministraram disciplinas relacionadas a marketing. Essas etapas forneceram um diagnóstico abrangente do ensino e das práticas atuais. A partir disso, foi desenvolvido um produto educacional com o intuito de promover a aprendizagem significativa. Esse produto consistiu em uma unidade de ensino potencialmente significativa com elementos de gamificação. |