Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Explorando a aprendizagem significativa no curso técnico em administração a distância na escola SENAC EAD

Show full item record

Title: Explorando a aprendizagem significativa no curso técnico em administração a distância na escola SENAC EAD
Author: Oliveira, Roberto dos Santos
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo analisar como a disciplina de marketing é abordada no ensino técnico em administração subsequente, no formato de educação a distância (EAD) da instituição de ensino do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC), utilizando a perspectiva da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A teoria enfatiza a consideração dos conhecimentos prévios e experiências do aluno, buscando uma aprendizagem mais condizente com sua realidade, interessante e significativa para cada indivíduo. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas análises da proposta pedagógica curricular (PPC) disponível na instituição de ensino, bem como a aplicação de questionários aos coordenadores e professores do curso técnico em administração a distância, que ministram ou já ministraram disciplinas relacionadas a marketing. Essas etapas forneceram um diagnóstico abrangente do ensino e das práticas atuais. A partir disso, foi desenvolvido um produto educacional com o intuito de promover a aprendizagem significativa. Esse produto consistiu em uma unidade de ensino potencialmente significativa com elementos de gamificação.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1878
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891878.pdf 1.378Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account