Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Práticas de educação ambiental na educação infantil: oficinas no CEI Mundo Feliz, Passo de Torres - SC

Show simple item record

dc.contributor.advisor Silveira, Renata Dias pt_BR
dc.contributor.author Remião, Patrícia Lopes pt_BR
dc.date.accessioned 2024-12-19T16:32:00Z
dc.date.available 2024-12-19T16:32:00Z
dc.date.issued 2024 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1856
dc.description.abstract A educação ambiental, desde a infância, é fundamental para um futuro melhor perante à vida. É na essência que conseguimos ensinar e construir crianças mais preparadas para um futuro consciente ambientalmente. Este trabalho usou temáticas do nosso dia-a-dia como forma de promover um olhar ao meio ambiente. O objetivo do estudo foi realizar oficinas de Educação Ambiental como forma de promover consciência ambiental e cidadania, trabalhando temáticas ambientais, desenvolvendo atividades práticas e observação do meio ambiente. A justificativa se dá pela necessidade de as crianças aprenderem, desde cedo, na educação infantil, hábitos e valores. Este trabalho tem como cenário o Centro de Educação Infantil Mundo Feliz, localizado no município de Passo de Torres/SC. Pretendeu-se trabalhar com crianças entre 03 a 04 anos de idade, através de oficinas de Educação Ambiental, com temáticas importantes e adaptadas para a faixa etária. Para a execução do trabalho foram pensados temáticas relacionadas a Educação Ambiental, que fizessem parte do dia-a-dia das crianças e que pudessem ser realizadas de forma prática. Foram realizadas quatro oficinas com os seguintes temas: água, resíduos orgânicos, animais e clima. As atividades nas oficinas consistiram em leitura de histórias ou na apresentação de vídeos temáticos, para introdução de cada assunto e, num segundo momento, a realização de práticas como pintura de desenhos, roda de conversa, observação do ambiente e registro fotográfico. Foi importante trabalhar de forma simples esses elementos, para que as crianças a cada etapa escolar cheguem cada vez mais ricas em conhecimentos e atitudes ambientais criando desde cedo como o desenvolvimento do afeto, cidadania, alimentação saudável, autocuidado, autonomia para que se tornem bons cidadãos.Os objetivos das oficinas foram alcançados plenamente, pois a realização dessas contribuiu para um olhar diferente das crianças perante a natureza, estas irão agora para uma outra etapa escolar com um novo olhar e conhecimento. A Educação Ambiental na Educação Infantil enfrenta desafios. O estudo pode contribuir para a conscientização e aperfeiçoamento de professores para inserir a educação ambiental na infância. A educação ambiental na educação infantil é importante pois desde cedo as crianças aprendem a ter uma melhor relação com o meio ambiente. Este trabalho mostra como o dia-a-dia pode ensinar hábitos e valores desde a infância, pois elas já têm entendimento a muitas coisas do que estão inseridas no nosso cotidiano, assim compreendendo desde cedo hábitos e valores e na formação de bons cidadãos. Ao se trabalhar com Educação Ambiental desde a infância, as crianças vão percebendo que na natureza, os seres vivos, recursos naturais e fenômenos da natureza – não existem/acontecem sozinhos. Essa relação da sociedade e natureza está cada vez mais evidente nos eventos extremos, mas na consciência das pessoas ainda parecem distantes. en_US
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Gestão ambiental en_US
dc.subject Educação ambiental en_US
dc.subject Educação infantil en_US
dc.title Práticas de educação ambiental na educação infantil: oficinas no CEI Mundo Feliz, Passo de Torres - SC en_US
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Porto Alegre, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Tecnologia em Gestão Ambiental pt_BR
dc.degree.department Campus Porto Alegre pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891856.pdf 3.264Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account