Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Storytelling como estratégia de ensino no contexto da educação profissional e tecnológica

Show full item record

Title: Storytelling como estratégia de ensino no contexto da educação profissional e tecnológica
Author: Oliveira, Daniele de Souza Lopes
Abstract: Em decorrência do avanço tecnológico, a sociedade vem sofrendo grandes transformações nas últimas décadas. Essas mudanças têm impactado significativamente o mundo do trabalho, demandando profissionais altamente qualificados e capazes de transitar, com competência e autonomia, em um cenário cada vez mais instável e competitivo. Tal panorama coloca em questão alguns aspectos relacionados aos processos de ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Diante disso, este trabalho se propõe a investigar quais estratégias de ensino adotar nos espaços educacionais da EPT para atender às necessidades atuais do mundo do trabalho. Para isso, parte-se de uma análise acerca dos conceitos e dos fundamentos do Storytelling, de modo a verificar o seu potencial como estratégia de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, de natureza aplicada. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do potencial educacional do Storytelling a partir da perspectiva sociocultural de Vygotsky e do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). O estudo apresenta particularidades das narrativas e aponta a relação entre as particularidades e as bases conceituais que orientam a EPT. Com fundamentação no referencial teórico, que teve como base autores como Mckee (2006), Palacios e Terenzzo (2006), McSill (2013), Vogler (2015) e Xavier (2015), foi desenvolvido o “Guia para uso do Storytelling em espaços educacionais na EPT”, que se constitui como um produto educacional (PE) desenvolvido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre. O material textual está dividido em quatro capítulos e contempla elementos teóricos e práticos, os quais propõem instrumentalizar os docentes para a construção de narrativas relevantes com base em cinco elementos essenciais: personagem, conflito, ensinamento, significado e empatia. O PE foi avaliado por 21 docentes vinculados aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) do Rio Grande do Sul (IFRS), Farroupilha (IFFar) e de Santa Catarina (IFSC), por meio de um questionário estruturado com 17 questões abertas e fechadas. Tais docentes consideraram o material plenamente satisfatório para aplicação, atendendo às especificidades das variadas áreas de conhecimento. Os dados foram examinados a partir da Análise de Conteúdo e confrontados com os referenciais teóricos definidos pela pesquisa. As análises desenvolvidas apontam o potencial do Storytelling como estratégia para diversificar e qualificar os processos de ensino e estimular a imaginação, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a empatia. Isso prova que a temática em questão apresenta um ideário favorável para a formação de profissionais conscientes e comprometidos com as intervenções necessárias para a transformação da realidade.As a result of technological advances, the society has been suffering significant transformations in the last decades. These changes have affected the workplace greatly, demanding high qualified professionals capable of transiting, with competency and autonomy, in a competitive and unstable scenario. This overview puts in question some aspects related to the teaching process in Technological and Professional Education. Therefore, this work aims to investigate which teaching strategies to adopt in the educational environments of TPE to meet the current needs of the workplace greatly. For that, it starts from an investigation of Storytelling foundations and concepts in order to verify its potential as a teaching strategy in Professional and Technological Education. This work is qualitative research, exploratory kind, from applied work. Initially, a literature review about Storytelling's educational potential was made from Vygotsky's sociocultural perspective and the Zone of Proximal Development (ZPD). This study shows particularities of the narratives, and it indicates the relation between the particularities and the conceptual bases that guide the Technological and Professional Education. Based on the theoretical reference, composed of authors such as Mckee (2006), Palacios e Terenzzo (2006), McSill (2013), Vogler (2015) and Xavier (2015), the "Guide for Storytelling in educational environments in the TPE" was developed, that constitutes itself as an educacional product (PE) developed in the Professional Masters in Technological and Professional Education, in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. This material is divided into four chapters and includes practical and theoretical elements, which aim at professors' orchestration to build relevant narratives based on five essential elements: personification, conflict, teaching, meaning, and empathy. The PE was rated by 21 professors from the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) from Rio Grande do Sul (IFRS), Farroupilha (IFFar), and from Santa Catarina (IFSC), through a survey with 17 open-ended and close-ended questions. Such teachers considered the material entirely satisfactory to be applied, meeting the specificities of the multiple knowledge areas. The data were examined based on the Content Area and confronted with theoretical references defined by the research. The analyses developed show the Storytelling potential as a strategy to diversify and qualify the teaching process and stimulate imagination, critical thinking, problem solving, and empathy. The results prove that this theme presented favorable ideology to train thoughtful professionals, committed to the necessary interventions to change reality.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/185
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789185.pdf 10.24Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account