dc.contributor.advisor |
Dias, Camila Carmona |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fernandes, Yolanda Silveira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2024-12-12T12:07:43Z |
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dc.date.available |
2024-12-12T12:07:43Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1829 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo examina a representação visual das mulheres nas imagens
publicitárias das décadas de 1940 e 1950, explorando como a iconografia e a Moda
influenciaram a percepção do empoderamento feminino. A pesquisa destaca uma
problemática central: embora a publicidade nos anos 40 promovesse o empoderamento
feminino, nos anos 50 houve uma mudança contrastante nesse conceito promovendo a
alienação da figura feminina. Em resumo, a publicidade dos anos 40, apesar de sugerir
empoderamento, muitas vezes alienava as mulheres ao enquadrá-las em papéis
convenientes na sociedade devido aos acontecimentos socioeconômicos da época. Esse
estudo ressalta a necessidade de uma análise crítica das imagens publicitárias para
compreender melhor a complexa relação entre representações visuais, empoderamento
feminino e a persistência da alienação de gênero. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This article examines the visual representation of women in advertising images
from the 1940s and 1950s, exploring how iconography and fashion influenced the perception
of female empowerment. The research highlights a central problem: although advertising in
the 40s promoted female empowerment, in the 50s there was a contrasting change in this
concept, promoting the alienation of the female figure. In short, advertising in the 1940s,
despite suggesting empowerment, often alienated women by placing them in convenient
roles in society due to the socioeconomic events of the time. This study highlights the need
for a critical analysis of advertising images to better understand the complex relationship
between visual representations, female empowerment and the persistence of gender
alienation. |
en |
dc.format.mimetype |
application/pdf |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Moda |
pt_BR |
dc.title |
Publicidade e moda: a influência na representação da imagem feminina durante as décadas de 40 e 50 |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de conclusão de especialização |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.degree.level |
Especialização |
pt_BR |
dc.degree.date |
2023 |
pt_BR |
dc.degree.local |
Erechim, BR-RS |
pt_BR |
dc.degree.department |
Campus Erechim |
pt_BR |
dc.degree.specialization |
Especialização em Modelagem Criativa com Ênfase em Sustentabilidade |
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