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Lazer e inclusão no bairro restinga: diagnóstico de acessibilidade em praças e parques

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dc.contributor.advisor Tonini, Hernanda pt_BR
dc.contributor.advisor Rocha, Pedro pt_BR
dc.contributor.author Paiva, Patrícia Georgina Colvara pt_BR
dc.date.accessioned 2024-12-10T21:19:53Z
dc.date.available 2024-12-10T21:19:53Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1810 pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo trata a relevância e benefícios do lazer para crianças e adolescentes com deficiências do bairro periférico Restinga (POA/RS). Através de ferramenta diagnóstico, busca analisar a importância e observar as adequações físicas, comunicacionais e sociais de 14 praças e 1 parque do bairro, quanto à acessibilidade e mobilidade para crianças e adolescentes com deficiência para as práticas de atividades de lazer nestes espaços. Atividade estas que auxiliam no desenvolvimento intelectual, pessoal e social, além de ser uma significativa ferramenta de inclusão. Este estudo tem como base legal o Artigo 205 da Constituição Federal Brasileira (1988) que garante à pessoa com deficiência o direito ao lazer. Para desenvolver este estudo foi realizado pesquisa bibliográfica a obras de autores e estudiosos das áreas do lazer, o universo da pessoa com deficiência e sua inclusão à sociedade. Tendo o lazer, espaços públicos e deficiência como bases deste estudo também foi aplicado um questionário estruturado com 16 familiares, com o objetivo de identificar os tipos de deficiência, benefícios do lazer, barreiras, atividades de lazer, percepção de acessibilidade às praças e parques do bairro. Dentre os resultados, a falta de infraestrutura e acessibilidade dos locais pesquisados, além do sentimento de insegurança são os principais aspectos identificados. pt_BR
dc.description.abstract This study deals with the relevance and benefits of leisure for children and adolescents with disabilities in the peripheral neighborhood of Restinga (Porto Alegre/RS). It seeks to analyze the importance and observe the physical, communicative and social adequacy of 14 plazas and 1 neighborhood park, as to accessibility and mobility for children and adolescents with disabilities for leisure activities in these spaces. These activities assist in intellectual, personal and social development, as well as being a significant inclusion tool. This study has as legal basis Article 205 of the Brazilian Federal Constitution (1988) that guarantees the disabled person the right to leisure. To develop this study, a bibliographical research was carried out on works by authors and scholars from the areas of leisure, the universe of the disabled person and their inclusion in society. Taking leisure, public spaces and disability, as bases of this study, a structured questionnaire was applied with 16 families, aiming to identify types of disability, leisure benefits, barriers, leisure activities, perception of accessibility to squares and parks of the neighborhood. Among the results, the lack of infrastructure and accessibility of the researched sites, besides the feeling of insecurity are the main identified aspects. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Lazer pt_BR
dc.title Lazer e inclusão no bairro restinga: diagnóstico de acessibilidade em praças e parques pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2017 pt_BR
dc.degree.local Restinga, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer pt_BR
dc.degree.department Campus Restinga pt_BR


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1234567891810.pdf 1.241Mb PDF View/Open Texto completo

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