dc.description.abstract |
O ensino da matemática sempre foi um desafio para muitos professores e o seu
aprendizado apresenta baixo desempenho para uma parte dos alunos. A
matemática desempenha papel decisivo no desenvolvimento do aluno e funciona
como instrumento essencial para a construção do conhecimento em outras
áreas. A falsa ideia de que nada mais há que se fazer dentro da matemática e
os conteúdos estão prontos e acabados limita o aprendizado desta ciência. Com
o objetivo de buscar uma aprendizagem significativa de alguns conceitos da
trigonometria no ensino médio, este trabalho apresenta uma proposta de aula
diferenciada com algumas atividades práticas, pois trata de um tema no qual há
várias aplicações no cotidiano, e por acreditar que a trigonometria precisa estar
integrado a situações que levem ao exercício da análise e da reflexão, e assim
vincular o fato dos alunos perceberem sua importância, seu uso e sua finalidade.
Os conteúdos abordados durante esta pesquisa foram: Semelhança de
Triângulos; Razão e Proporção; Teorema de Pitágoras; Razões Trigonométricas
(seno, cosseno e a tangente) e o Círculo Trigonométrico. A pesquisa foi realizada
em uma turma do 2o ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino
Médio do IFRS na cidade de Ibirubá/RS. O trabalho caracterizou-se como estudo
de caso qualitativo em relação aos procedimentos de coleta de dados e análise
e como exploratório, descritivo e interpretativo em relação aos objetivos
propostos. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários,
construção e manipulação de matérias concretos, resolução de problemas. A
intenção foi o de avaliar se os experimentos com o material concreto: medidor
de distância, altura do poste, régua trigonométrica, teodolito surtiram significado
na aprendizagem dos alunos. |
pt_BR |