Title: | Práticas educativas para a promoção da equidade de gênero em espaços não formais da EPT: demandas e desafios a partir da escuta de mulheres trabalhadoras de um coletivo de artesãs da região metropolitana de Porto Alegre |
Author: | Mello, Bárbara Cristina Dias de |
Abstract: |
Esta dissertação de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica(ProfEPT) foi desenvolvida na área de concentração Ensino - Educação Profissional e Tecnológica – EPT, especificamente na linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT, dentro do Macroprojeto 2 – Inclusão e Diversidade em Espaços Formais e Não Formais de Ensino na EPT. O estudo focou nas ações de um Coletivo de Mulheres, formado por trabalhadoras egressas de um Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) oferecido pelo IFRS – campus Viamão, entre 2014 e 2015. Este coletivo atua na promoção da inclusão de mulheres no mundo do trabalho e na continuidade de seus processos educacionais, proporcionando um ambiente onde mulheres artesãs se inspiram mutuamente e promovem ações voltadas à sustentabilidade, economia solidária e acolhimento. A pesquisa teve como objetivo compreender as potencialidades e dificuldades enfrentadas por essas mulheres, ouvindo suas experiências e produzindo subsídios teóricos e metodológicos para aprimorar as práticas de ensino na EPT em espaços não escolares, com um foco especial na promoção da equidade de gênero. O estudo, de caráter qualitativo, incluiu pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa participante. Esta última foi realizada por meio de entrevistas e questionários estruturados aplicados às mulheres que integraram o Coletivo desde sua criação até os dias atuais. Os dados foram organizados em categorias com base nos estudos de Bardin (2016), cujas análises serviram de base para a elaboração de quatro oficinas temáticas, desenvolvidas em parceria com o Coletivo de Mulheres. Os resultados foram compilados em um guia com sugestões de roteiros de oficinas, destinado ao aprimoramento das práticas educativas no contexto da oferta de cursos FIC, visando a promoção da equidade de gênero. Este produto educacional visa inspirar outras iniciativas em contextos não escolares, contribuindo para a criação de espaços inclusivos e diversos e fortalecendo a relação entre a educação profissional e tecnológica e as práticas de equidade de gênero. This Master's dissertation in Professional and Technological Education (ProfEPT) was developed in the concentration area of Teaching - Professional and Technological Education (EPT), specifically in the research line Educational Practices in EPT, within Macroproject 2 – Inclusion and Diversity in Formal and Non-Formal Teaching Spaces in EPT. The study focused on the actions of a Women's Collective, formed by workers who graduated from an Initial and Continuing Education Course (FIC) offered by IFRS – Viamão campus, between 2014 and 2015. This collective works to promote the inclusion of women in the workforce and the continuation of their educational processes, providing an environment where women artisans inspire each other and promote actions focused on sustainability, the solidarity economy, and support. The research aimed to understand the potential and challenges faced by these women, listening to their experiences and producing theoretical and methodological contributions to improve teaching practices in EPT in non-school settings, with a special focus on promoting gender equity. The qualitative study included bibliographic research, document analysis, and participatory research. The latter was conducted through interviews and structured questionnaires applied to the women who have been part of the Collective since its creation up to the present day. The data were organized into categories based on Bardin's (2016) studies, whose analyses served as the foundation for the development of four thematic workshops, carried out in partnership with the Women's Collective. The results were compiled into a guide with suggested workshop outlines, aimed at improving educational practices in the context of FIC courses, with the goal of promoting gender equity. This educational product aims to inspire other initiatives in non-school contexts, contributing to the creation of inclusive and diverse spaces and strengthening the relationship between professional and technological education and gender equity practices. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1775 |
Date: | 2024 |
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1234567891775.pdf | 39.78Mb |
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