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Caminhos Trilhados no contexto da EPT: memórias de práticas compartilhadas entre o IFRS Campus Porto Alegre e o Parque Natural Morro do Osso

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Title: Caminhos Trilhados no contexto da EPT: memórias de práticas compartilhadas entre o IFRS Campus Porto Alegre e o Parque Natural Morro do Osso
Author: Bjerk, Rosangela Leal
Abstract: A lei federal 11.892 de 29 de dezembro de 2008 instituiu a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Esta rede de ensino, voltada para a educação profissional e tecnológica, traz em sua essência a visão de formação integral do estudante alicerçada nos pilares do ensino, da pesquisa e da extensão. O IFRS - Campus Porto Alegre, desde sua criação em 2009, tem uma parceria bastante consolidada com a Unidade de Conservação (UC), Parque Natural Morro do Osso (PNMO), construída através de ações nestes três pilares de forma integrada. O presente trabalho está vinculado ao Mestrado Profissional e Tecnológico (ProfEPT), dentro da linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), macroprojeto 04 - que estuda as memórias e história da EPT. Teve como objetivo principal investigar como se deu a trajetória histórica da parceria entre o IFRS - Campus Porto Alegre e o Parque Natural Morro do Osso, através das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão desenvolvidas. Visamos desta forma, preservar as memórias institucionais advindas destas práticas, realizadas em espaços não formais de EPT, em especial o PNMO. Trata-se de uma pesquisa de cunho histórico, de natureza qualitativa e exploratória com relação aos seus objetivos. Foram utilizados, como procedimentos metodológicos para coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a história oral (narrativas). Neste sentido, para atingir os objetivos da pesquisa, realizou-se a análise documental das ações produzidas e posterior seleção dos atores entrevistados. As pessoas pesquisadas foram escolhidas conforme critérios descritos na metodologia, estando entre elas o conjunto de atores envolvidos nestas atividades no âmbito do IFRS - Campus Porto Alegre, como servidores e alunos bolsistas e voluntários, gestores e servidores do PNMO, bem como os egressos participantes de cursos de extensão (condutores ambientais). Também foi entrevistada a Sra. Joyce Loss, moradora do entorno do Parque e que teve uma atuação muito relevante para o processo de criação e implantação do PNMO. Além da dissertação, foi desenvolvido como produto educacional um documentário, construído a partir das narrativas dos sujeitos da pesquisa e dos dados coletados na análise documental. Tal mídia será disponibilizada, com acesso público e gratuito, no observatório do ProfEPT e do EduCapes, assim como no sítio do Núcleo de Memória (NuMem) do IFRS. Também será postada nas redes sociais do IFRS e do PNMO. Além de divulgar estas ações, buscamos inspirar o registro de outras no Núcleo de Memória do IFRS - Campus Porto Alegre, auxiliando no seu objetivo de organizar a memória de forma coletiva e preservar a história da instituição e de suas comunidades de abrangência, colaborando com o compromisso estratégico de composição da identidade e da estabilidade institucional.The Federal Law 11,892, dated December 29, 2008, established the Federal Network of Scientific and Technological Education and created the Federal Institutes of Education, Science, and Technology. This network, focused on professional and technological education, is fundamentally rooted in a vision of comprehensive student development based on the pillars of teaching, research, and extension. Since its establishment in 2009, the IFRS - Porto Alegre Campus has maintained a strong partnership with the Conservation Unit (CU), Morro do Osso Natural Park (PNMO), developed through integrated actions across these three pillars. The present work is part of the Professional and Technological Master’s Program (ProfEPT), within the line of Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education (EPT), macroproject 04 - which studies the memories and history of EPT. The primary objective of this study was to investigate the historical trajectory of the partnership between IFRS - Porto Alegre Campus and the Morro do Osso Natural Park, through the teaching, research, and extension activities carried out. Thus, we aim to preserve the institutional memories arising from these practices conducted in non-formal EPT spaces, particularly within the PNMO. This is historical research, qualitative in nature, and exploratory in terms of its objectives. The methodological procedures for data collection included bibliographic research, documentary research, and oral history (narratives). In this context, to achieve the research objectives, a documentary analysis of the produced actions was carried out,followed by the selection of interviewees. The subjects were chosen based on criteria described in the methodology, including a group of actors involved in these activities at the IFRS - Porto Alegre Campus, such as staff and scholarship students, volunteers, managers, and employees of PNMO, as well as alumni who participated in extension courses (environmental guides). Mrs. Joyce Loss, a resident of the area surrounding the park, who played a significant role in the creation and implementation of PNMO, was also interviewed. In addition to the thesis, an educational product was developed in the form of a documentary, constructed from the narratives of the research subjects and the data collected through documentary analysis. This media will be made publicly available, free of charge, on the ProfEPT and EduCapes observatories, as well as on the IFRS Memory Center (NuMem) website. It will also be shared on the social media platforms of IFRS and PNMO. In addition to disseminating these actions, we aim to inspire the recording of other actions at the IFRS Memory Center - Porto Alegre Campus, supporting its goal of organizing memory collectively and preserving the history of the institution and its surrounding communities, contributing to the strategic commitment of shaping institutional identity and stability.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1772
Date: 2024


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