Title: | Catálogo do aluno: uma proposta para a organização do conhecimento em espaços formais do IFRS-POA |
Author: | Caldieraro, Anderson Ferreira |
Abstract: |
A dissertação propõe uma análise da gestão do conhecimento no contexto dos Institutos Federais (IFs), com foco no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Os IFs buscam a integração e a verticalização da educação básica, profissional e superior. Para isso, a gestão do conhecimento é fundamental para potencializar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo foi compreender os mecanismos de gestão do conhecimento nos espaços formais do IFRS, visando à ampliação da aprendizagem institucional coletiva. Para isso, foram considerados os seguintes objetivos específicos: A) Sistematizar a criação de conhecimento dos espaços formais; B) Avaliar a implementação de uma ferramenta para a organização do conhecimento dos espaços formais; e C) Investigar ferramentas que promovam a gestão e organização do conhecimento, enfocando estratégias voltadas à autoaprendizagem institucional. A hipótese da pesquisa é que o uso adequado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e estímulos à participação ativa dos alunos pode agilizar a organização do conhecimento nos espaços formais do IFRS-POA, fomentando, assim, a aprendizagem organizacional. O referencial teórico foi fundamentado nas bases conceituais do ProfEPT, nos principais autores da gestão do conhecimento. Ainda, utilizou-se o princípio de Gagné (1980) como estratégia para o desenvolvimento de um catálogo de serviços do aluno enquanto produto educacional que poderá potencializar a gestão do conhecimento. O valor deste estudo para a instituição residiu na promoção de alternativas para organizar os fluxos de trabalho e os conhecimentos gerados nos espaços formais do IFRS-POA. Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFRS, na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, sob a orientação do Prof. Dr. Sérgio Wesner Viana. This dissertation proposes an analysis of knowledge management in the context of Federal Institutes (IFs), with a focus on the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS). IFs seek to integrate and vertically integrate basic, professional, and higher education. For this, knowledge management is essential to enhance teaching, research, and extension activities. The objective was to understand the mechanisms of knowledge management in the formal spaces of IFRS, aiming at expanding institutional collective learning. For this, the following specific objectives were considered: A) Systematize the creation of knowledge from formal spaces; B) Evaluate the implementation of a tool for organizing knowledge from formal spaces; and C) Investigate tools that promote knowledge management and organization, focusing on strategies aimed at institutional self-learning. The research hypothesis is that the appropriate use of Information and Communication Technology (ICT) and stimuli to active student participation can accelerate the organization of knowledge in the formal spaces of IFRS-POA, thus fostering organizational learning. The theoretical framework was based on the conceptuais bases of ProfEPT, on the main authors of knowledge management. Additionally, Robert Gagné's principle (1980) was used as a strategy for developing a student service catalog as an educational product that could enhance knowledge management. The value of this study for the institution lies in the promotion of alternatives to organize the workflow and knowledge generated in the formal spaces of IFRS-POA. This research was developed within the scope of the Professional Master's Program in Professional and Technological Education (ProfEPT) at IFRS, in the research line Organization and Memories of Pedagogical Spaces in EPT, under the guidance of Prof. Dr. Sérgio Wesner Viana. |
URI: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1771 |
Date: | 2024 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
1234567891771.pdf | 8.622Mb |
View/ |
Texto completo |