Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

Gestão do conhecimento no âmbito da pesquisa, pós-graduação e inovação do IFRS: contribuições de uma ferramenta tecnológica colaborativa

Show full item record

Title: Gestão do conhecimento no âmbito da pesquisa, pós-graduação e inovação do IFRS: contribuições de uma ferramenta tecnológica colaborativa
Author: Zanatta, Rodrigo Bonadiman
Abstract: Nos dois últimos séculos, a sociedade passou da Era Industrial para a Era do Conhecimento. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) contribuíram para a aceleração desse processo, possibilitando a disseminação de informações e conhecimentos numa velocidade impressionante. Com esse grande volume de informações e conhecimentos em circulação, surge a demanda de organização e gerenciamento para que esses ativos possam ser utilizados de maneira eficiente, atendendo, com isso, os objetivos das instituições. A Gestão do Conhecimento (GC) é a área que apresenta práticas e atividades que permitem estruturar o conhecimento nas organizações. A partir de uma metodologia baseada na pesquisa-ação, estão apresentadas definições e práticas de GC com perspectivas para sua aplicação na administração pública, a partir da análise da contribuição de uma ferramenta tecnológica colaborativa na aplicação dessas práticas nos setores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Ao longo da pesquisa, identificou-se a necessidade de melhorar práticas no gerenciamento de informações e conhecimentos utilizados nesses setores, com a finalidade de possibilitar um tratamento mais eficiente a esses ativos na realização das atividades e na tomada de decisões. Neste viés, propôs-se o desenvolvimento de um produto educacional na figura de um ambiente wiki, servindo como suporte às práticas de Gestão do Conhecimento implantadas e uma possível ferramenta permanente de aprendizagem, ao permitir a interação, a criação e o compartilhamento de conhecimentos relativos aos setores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS. Assim, enquanto produto educacional relacionado à educação profissional e tecnológica, a wiki pode ser considerada um importante ambiente de ensino e aprendizagem, uma vez que favorece a construção coletiva do conhecimento e a interação dialógica entre seus usuários.In the last two centuries, society has moved from the Industrial Age to the Knowledge Age. Information and Communication Technologies (ICT) have contributed to the acceleration of this process, enabling the dissemination of information and knowledge at an impressive rate. With this large volume of information and knowledge in circulation, there is a demand for organization and management, so that these assets can be used efficiently, thus, meeting the objectives of the institutions. Knowledge Management (KM) is the area which presents practices and activities that allow the structuring of knowledge in organizations. From a methodology based on action research, definitions and practices of KM with perspectives for its application in public administration are presented, from the analysis of the contribution of a collaborative technological tool in the application of these practices in the Research, Postgraduate and Innovation departments of Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (IFRS). Throughout the research, it was identified the need to improve practices in the management of information and knowledge used in these departments, in order to enable a more efficient treatment of these assets in the performance of activities and decision making. Therefore, it was proposed the development of an educational product, considered a wiki environment, serving as support to the implemented Knowledge Management practices and a possible permanent learning tool, by allowing the interaction, creation and sharing knowledge related to the departments of Research, Postgraduate and Innovation from IFRS. Thus, as an educational product regarding professional and technological education, the wiki can be considered an important teaching and learning environment, as it favors the collective construction of knowledge and the dialogical interaction among its users.
URI: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/177
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View Description
123456789177.pdf 3.083Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account