Repositório Institucional do IFRS - Página Inicial

A aritmética do teorema de pitágoras: proposta de ensino das ternas pitagóricas no ensino básico

Show simple item record

dc.contributor.advisor Portella, Sérgio Guilherme Santos pt_BR
dc.contributor.advisor Savóis, Josias Neubert pt_BR
dc.contributor.author Truylio, José Domingos Meira pt_BR
dc.date.accessioned 2024-11-25T20:16:13Z
dc.date.available 2024-11-25T20:16:13Z
dc.date.issued 2019 pt_BR
dc.identifier.uri https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1766 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática sobre as ternas pitagóricas aos professores do ensino básico, propondo uma análise e aplicação de alguns conceitos aritméticos presentes neste conteúdo, assim como uma abordagem concreta através da manipulação e construção do tijolo de Euler. Ao longo do texto, propõe-se diversas etapas e relações para abordagem e desenvolvimento do tema, estando sob a responsabilidade do professor, que por ventura procurar se referenciar nesse trabalho, relacionar com o currículo vigente da escola onde atua. Inicialmente se desenvolve o contexto histórico de Pitágoras e seus alunos, seguido do próprio Teorema de Pitágoras e suas demonstrações. Na sequência se apresentam as ternas pitagóricas diferenciando-as em primitivas e não primitivas, para que durante a construção do trabalho sejam estudadas suas propriedades matemáticas, e suas relações aritméticas com as multiplicidades de alguns números naturais. O conceito e as especificidades do tijolo de Euler se apresentam durante as propostas pedagógicas. Por fim, o texto estrutura-se em forma de uma sequência didática visando o ensino da aritmética das ternas pitagóricas. pt_BR
dc.description.abstract This work aims to provide a didactic proposal about Pythagorean triples to elementary school teachers, proposing an analysis and application of some arithmetic concepts present on theme, as well as a concrete approach using the manipulation and construction of Euler's brick. Throughout, fixes many stages and relationships in order to approach and develop the theme, being under the responsibility of the teacher who may try to refer this work to the current curriculum of the school where he works. Initially, the historical context of Pythagoras and her students is developed, followed by Pythagorean Theorem and its demonstrations. Following, the Pythagorean triples are presented, differentiating them into primitive and non primitive ones, in order that its mathematical properties and their arithmetic relations with the multiplicity of some natural numbers can be studied. The concept and the specificities of Euler's brick are presented among the pedagogical proposals. Finally, the text is structured as a didactic sequence aimed the arithmetic teaching of the Pythagorean triples. en
dc.format.mimetype application/pdf pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Matemática pt_BR
dc.title A aritmética do teorema de pitágoras: proposta de ensino das ternas pitagóricas no ensino básico pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de graduação pt_BR
dc.degree.grantor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.date 2019 pt_BR
dc.degree.local Osório, BR-RS pt_BR
dc.degree.graduation Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.degree.department Campus Osório pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
1234567891766.pdf 1.053Mb PDF View/Open Texto completo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account