dc.description.abstract |
A avaliação da aprendizagem matemática é um tema de grande importância para a educação. Através da avaliação, é possível identificar as dificuldades dos alunos e adaptar o ensino para melhor atender às suas necessidades. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a avaliação educacional e a avaliação da aprendizagem matemática para verificar quais as possibilidades da avaliação formativa da aprendizagem matemática em um instrumento de avaliação da produção escrita do aluno. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na BDTD e na BDTD USP, onde foram selecionados dissertações publicadas entre 2014 e 2024, que abordassem a avaliação da aprendizagem e avaliação da aprendizagem matemática. A partir da análise das obras selecionadas, foi possível identificar que a avaliação da aprendizagem matemática é um tema complexo e multifacetado, que demanda planejamento constante. Além disso, a avaliação da aprendizagem matemática pode ter diferentes objetivos, e para cada objetivo deve-se construir um instrumento avaliativo que permita analisar cada aspectos que se propões avaliar. Também, verificou-se a importância do erro como uma ferramenta para identificar as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las. A avaliação da aprendizagem matemática é um tema de grande importância para a educação. Através da avaliação, é possível identificar as dificuldades dos alunos e adaptar o ensino para melhor atender às suas necessidades. |
pt_BR |